10 março 2013

Semana da Mulher - Maitena



Na Semana da Mulher no Dose Literária não podia faltar uma representante do universo dos quadrinhos.
Escolhi então Maitena e por motivos óbvios.

Maitena Burundarena é uma escritora e quadrinista argentina de 40 e poucos anos cujo trabalho bem humorado é focado diretamente em nós, mulheres.
Ela escreve e desenha sobre "a aventura de ser mulher" em todas as suas áreas. Nossas frutrações, recalques, crises histéricas, "mimimis" e outras facetas sempre levando tudo pro lado da piada.



O Mulheres Alteradas é um exemplo clássico de como fazer humor com nossas pequenas desgraças diárias, como um bad hair day ou a eterna briga com a balança.
Maitena também, como não poderia deixar de ser, apresenta situações cômicas sobre como é o modo das mulheres levarem um relacionamento. Hilário.
A princípio meu "senso aranha para machismo" achou bem estranha as composições tão diretas de Maitena sobre temas corriqueiros das mulheres...mas chegando quase ao fim de um dos volumes das "Alteradas" eu já estava dando gargalhadas das situações que me são tão familiares.
Pensei: mulher corajosa essa, dando voz aos nossos piores pesadelos de uma forma tão simplória e direta.
Sensacional.
E ainda, no fim, fiquei me perguntando: e qual de nós escapou de ser uma mulher alterada? Será que tem? (risos)

Em outro livro, o Superadas, Maitena traz o mesmo tema das piadas visuais mostrando as agruras do cotidiano feminino. E nesta nova seleção de charges, a autora argentina continua afiada, retratando este cotidiano com muito bom humor e franqueza, onde a principal fonte de frustração são os homens.


E, por fim, um dos últimos lançamentos de Maitena ainda sobre as mulheres, há o Curvas Perigosas e não se refere apenas ao mal do século: ficar magra.
A autora vai mais fundo em temas como a neurose feminina, relação dos casais, filhos e corpo (como não poderia deixar de ser) sempre com certa acidez e ironia, como se ela mesma não ligasse muito pra tudo isso ou quizesse nos passar a ideia de que existem certos tipos de situação que só tendo muito bom humor pra encarar na vida.
Eu concordo muito com ela.


Enfim, com essa singela descrição do trabalho de Maitena, fica também minha homenagem para todas as mulheres...alteradas, superadas, gordas, altas, magra, bem humoradas, melancólicas, fortes, sensíveis, gentis, guerreiras e, especialmente para as mulheres - minhas companheiras irmãs de livro/blog/coração - do Dose Literária!