04 abril 2013

501 Grandes Escritores: Stephen King

Atualmente estou lendo O Iluminado de autoria do senhor ai abaixo, e sei que você já leu ou vai ler ainda alguma obra dele, se não, pelo menos já ouviu falar ou viu algum filme adaptado de um de seus livros. É inevitável ler O Iluminado sem relacionar às cenas do filme dirigido por Stanley Kubrick, em que os Jacks Nicholson (ator) e Torrance (personagem) se fundem e me confundem, e que vai render ainda um post livro x filme muito em breve. Mas até lá, transcrevo uma mini bibliografia retirada do livro 501 Grandes Escritores.


Bem-sucedido autor de mais de 50 romances, sinônimo do gênero terror, Stephen King sabe como ninguém explorar o medo de todo dia dos leitores com acontecimentos extraordinários em situações e ambientes ordinários.
Quando ainda era professor de inglês, King publicou seu primeiro romance, Carrie, história de uma universitária perseguida e atormentada que descobre ter poderes telecinéticos e os usa contra seus perseguidores – um estrondoso sucesso que lhe permitiu dedicar-se integralmente aos seus escritos. Carrie antecipou o tema de vários romances posteriores – a cidadezinha idílica assaltada por forças inexplicáveis. Em Salem's Lot, dois garotos de uma pequena cidade da Nova Inglaterra são aterrorizados por vampiros; no ciclópico A coisa, um monstruoso assassino de crianças espalha o medo em uma cidade fictícia do Maine.

Outro mote popular nos romances de King é o escritor como personagem principal. O violento Jack Torrance, candidato a escritor de O iluminado, tem seu trabalho interrompido por espíritos malígnos num hotel mal-assombrado, perdendo gradualmente a sanidade e a vida. Desespero conta a sinistra história do romancista Paul Sheldon, salvo de um acidente de carro por seu fã número um, Annie Wilkes, que o sequestra e obriga, mediante tortura, a escrever um livro. King mergulha também nos gêneros fantasia e ficção científica, especialmente em À espera de um milagre, série de seis volumes ambientada no corredor da morte de uma penitenciária na década de 1930, e A torre negra, série de sete livros sobre as aventuras do Gunslinger, que habita um mundo desolado paralelo ao nosso. Em 2003, King ganhou a Medalha da Fundação Nacional do Livro por Relevante Contribuição às Letras Norte-Americanas. (Simon Gray)

“Só inimigos dizem a verdade; amigos e amantes mentem, presos na teia da obrigação.”

Principais obras

Romances
Carrie, 1974
Salem's Lot, 1975
O iluminado, 1977
A dança da morte, 1978
A zona morta, 1979
Cão raivoso, 1981
Christine, 1983
A coisa, 1986
Desespero, 1987
À espera de um milagre, 1996
A torre negra (série), 1982-2004
Contos
Tripulação de esqueleto, 1985


Nascimento: 21 de setembro de 1947 (Portland, EUA).
Estilo e gênero: Romancista que escreve, com ritmo frenético e suspense de arrepiar, sobre acontecimentos sobrenaturais em lugares sinistros envolvendo intrusos que buscam vingança.

Fonte: 501 Grandes Escritores, Editora Sextante, Pág 602.
Imagens: 1) Stephen King no Festival de Cinema de Sundance, em 2006. 2) Coleção com 40 títulos de Stephen King (inglês) de biscoitoecha.com.br

Leia mais aqui no Dose:
-Stephen King vai lançar continuação de 'O Iluminado' em 2013
-Zona Morta de Stephen King
-Carrie, a estranha

E quais obras dele você já leu ou pretende ler?
Indicações são super bem vindas. :)