13 maio 2013

Salvando os livros velhos

O texto a seguir é uma contribuição da leitora, colaboradora e amiga Tamara Costa.

Semana passada eu estava dando uma olhada nos videos do canal O Batom de Clarice da Juliana Gevarson e vendo os videos antigos, este vídeo me chamou a atenção.
Eu compro a maioria dos meus livros em sebo e como são sebos pela internet, as vezes ocorre de vir um livrinho mais envelhecido. Então quando vi o vídeo, resolvi usar as dicas dela, como a da pasta pra limpar as capas e adaptar (porque trabalho em uma gráfica e ao invés da lixa eu usei a guilhotina pra tirar fora as bordas sujas do livro).
Eis o resultado:


Esse era o estado que estavam as bordas dos livros antes de eu cortá-las na guilhotina...


Livros com a bordas já cortadas. Reparem como ficaram branquinhos e com bom acabamento. O ruim disso foi que tive que jogar fora as orelhas dos livros (mas mesmo assim valeu a pena). Também para dar uma segurança eu passei cola nos livros que estavam com as capas querendo soltar.


Também tirei essa depois de limpá-los. O único que não ficou 100% foi o livro As Meninas porque já estava com uma das bordas quebradas (e que o corte não disfarçou muito) e bastante amarelado. De resto eu gostei do resultado.



Livros com as capas já limpas (só tive a ideia de fazer essa postagem depois que as limpei, por isso não tenho foto de como estavam antes :/ ).

Pra mim livro velho é tão precioso como os novos, o negócio é cuidar direitinho. ;)

Se você tiver mais dicas de como restaurar e limpar seus livros deixe seu comentário.