08 maio 2013

Uma Longa Queda - Nick Hornby

O texto a seguir foi escrito pela convidada e amiga Tamara Costa.

O livro em questão foi um dos primeiros que li este ano que me surpreendeu. Devo dizer que a escrita de Nick Hornby me pegou de jeito.


A história do livro começa em uma noite de Ano Novo em que quatro pessoas resolvem se suicidar no topo de um prédio de Londres (prédio esse com fama de ser o "point" dos suicidas). Essas quatro pessoas se encontram por acaso e o fato de se encontrarem "estraga" o plano de suicidarem já que cada uma queria ter privacidade para tal.
O livro já prende logo no início já que encaramos a situação altamente constrangedora desses quatro indivíduos, são eles: Martin um ex-apresentador de televisão, Maureen uma senhora de meia-idade, JJ um jovem rapaz americano e Jess uma adolescente um tanto desequilibrada.
Nesse primeiro momento eles têm que lidar com a situação e acontecem várias coisas hilárias e foi isso o que mais me chamou a atenção. Por mais que seja um livro com um tema tão delicado como o suicídio, o autor soube conduzir tudo de maneira a deixar a história leve e até engraçada em alguns momentos, para quem gosta de humor negro é uma ótima pedida (já fazia tempos que eu não ria TANTO com um livro).
A narração de Uma Longa Queda é feita sobre o ponto de vista de cada personagem, ou seja, cada capítulo, um dos quatro conta o que está se passando. E o que gostei muito nesse artifício foi porque assim nós conhecemos mais sobre cada um e quais os motivos que os levaram chegar ao ponto que chegaram. São opiniões completamente contrárias, experiências diferentes, são pessoas que não tem basicamente nada em comum, mas mesmo assim resolvem tentar conversar e de certa forma ajudarem umas as outras (alguns mais que os outros). Por fim, o melhor de tudo foi o tema ser abordado de uma maneira que não ficou com cara de "livro de auto-ajuda", é um livro que não se limita a dar liçõezinhas de moral, muito pelo contrário, faz refletir e diverte.

A capa da edição que eu li e possuo :)

Ficha Técnica:
Título original: A Long Way Down
Autor: Nick Hornby
Tradução: Antonio E. de Moura Filho
Editora: Rocco
ISBN: 85-325-2017-0
Páginas: 304
Preço sugerido: R$ 38,00