02 junho 2013

Dose de notícias #17



Feriado prolongado chegando ao fim, muitos colocaram o descanso e a leitura em dia, mas a sensação de "amanhã já é segunda-feira" que o domingo nos trás desacorçoa qualquer um, eu sei. Porém, que tal esquecermos essa parte e sabermos um resumo do que rolou de mais significativo esta semana no mundo da literatura e sobre as novidades do Dose?


Devo começar citando a mais comentada das notícias da semana, o moçambicano Mia Couto é o ganhador do Prêmio Camões de Literatura 2013, um dos mais importantes prêmios literários da língua portuguesa. O escritor disse estar surpreso por ter sido o indicado que ganhará 100 mil euros de premiação.


Achei uma interessante matéria na Veja que fala sobre a ‘Sick-lit’, a literatura que não subestima o adolescente. "Pacientes com graves doenças físicas e psicológicas substituem vampiros e bruxos no gosto infantojuvenil e dão espaço para reflexões sobre a vida e a morte, sem fantasiar a realidade a seus leitores." O que acham desse gênero?


Chegou para nós esta semana um dos lançamentos da atenciosa Geração Editorial pelo selo Jardim dos Livros, o chick-lit em questão trata-se de mais uma obra da adorada Rachel Gibson, mestra do gênero e dona de ótimas críticas pelo Simplesmente Irresistível, que ainda será resenhado por uma de nós e disponibilizado às leitoras que gostam do gênero, com direito a souvenir exclusivo.

Cheia de romantismo, humor e picardia, esta história da inigualável Rachel Gibson começa com o casamento, no Texas, da recém-formada Georgeanne com o milionário Virgil, um homem três vezes mais velho que ela. Os únicos talentos de Georgianne são cozinhar e falar muito, mas o que Virgil realmente aprecia nela é o corpo curvilíneo e perfeito.

Percebendo que não é capaz de desposar um homem com idade para ser seu avô, Georgeanne larga o noivo no altar e foge com o astro do hóquei John Kowalsky, que joga no time do qual Virgil é proprietário. John não faz ideia da encrenca em que se meteu, e só percebe que está ajudando a noiva do seu chefe quando já é tarde demais. Uma longa noite se estende diante deles, e nenhum dos dois resiste à tentação de passá-la juntos.
Mas, no dia seguinte, John dispensa Georgeanne para não comprometer sua carreira, deixando-a com o coração partido e sem rumo.
Sete anos depois, os dois se encontram novamente. Georgeanne é sócia numa empresa de catering em Seattle e ele deixou os dias de rebeldia para trás. Outra surpresa aguarda John: ele descobre que aquela noite de amor produziu uma
filha adorável e incorrigível, de cuja vida ele quer fazer parte. A paixão por Georgeanne renasce; mas será que ele vai se arriscar, novamente, a incorrer na cólera do seu patrão? Ela, vai aceitá-lo, depois de ter levado um fora dele?
Diversão garantida também é o romance de Mae e Hugh, amigos dos protagonistas, nesta trama hilária, cheia de personagens impagáveis,
de uma das autoras mais lidas e apreciadas da atualidade.

Aos fãs de histórias em quadrinhos e de música, uma novidade, vida de Amy Winehouse vira HQ com desenhos incríveis lançado pela Conrad, quem ai incluiria em sua wishlist levanta a mão. o/


Uma boa dose aos apreciadores de culinária e literatura russa. Blini, borsch, vodca... Qual é o cardápio da literatura russa? Num especial para a televisão, o jornalista Leonid Parfionov, conhecido por seus documentários, afirma que, antes de Gógol, nunca haviam servido tanta comida gostosa na literatura russa. Nas obras desse clássico da primeira metade do século XIX, a comida ocupa realmente lugar de destaque e ajuda, inclusive, a caracterizar os personagens. Mas não foi só através dele que a culinária russa chegou até nós. Ela está presente nas páginas de muitos outros autores.


Quem acompanhou a promoção de maio aqui no Dose soube que o livro era o do escritor Edson Rossatto, lançado pela Editora Andross, uma ótima seleção de microcontos chamada Curta-metragem.
O sorteio foi realizado ontem e anunciamos-no pelo twitter, e desta vez a ganhadora veio de Salvador, capital Bahiana:

Clique para ampliar

Parabéns, Salete Cerqueira! Entraremos em contato com você solicitando seus dados para correspondência, fique atenta à sua caixa de entrada pois o livro ficará disponível à você por até sete dias.
Obrigada a todos que participaram e boa sorte na próxima, a promoção de junho será anunciada em breve, aguardem!


Séries de livros que viraram seriados de TV ou filmes, quem lê e quem gosta? E livros sobre seriados? Depois de O Hobbit (J.R.R.Tolkien) e Guerra dos Tronos (George R.R. Martin), agora é a vez de The Walking Dead, série de TV inspirada em HQ homônima de Robert Kirkman, ser analisada sob a ótica da filosofia, em mais um volume da Coleção Cultura Pop, publicada no Brasil pela Editora Best Seller. The Walkind Dead e a filosofia promete uma análise da série apocalíptica a partir dos sistemas filosóficos de São Tomás de Aquino, Platão e Schopenhauer.


A Livraria da Folha reuniu alguns livros que contam histórias de psicopatas e como identificá-los no dia a dia. Psicopatas levam uma vida aparentemente normal, estão presentes no meio corporativo, na população carcerária e nas redes sociais. "Monte sua estante com livros sobre psicopatas" é o título da matéria que indica várias obras sobre o tema.


Tem coisa melhor nesse mundo que ganhar livro de presente? Ainda mais quando se trata de um super elogiado entre os distopia infantojuvenis da atualidade? Pois o perfil do Dose no Skoob teve a sorte de ganhar um livro cortesia da Editora Rocco e esta semana recebemos em casa o Insurgente, segundo livro da série de Veronica Roth, agradeço ao Skoob pela oportunidade e à Rocco pelo cumprimento da palavra. Após lido será resenhado aqui, aguardem!

Cortesia do Skoob e Editora Rocco

E para finalizar com um bafo, o escritor de histórias sobrenaturais Royce Mathew acusa a Disney de plágio. Ele alega que parte do enredo de Piratas do Caribe foi copiado de um de seus livros que conta a história de piratas vitimados por uma maldição que os transforma em caveiras quando entram em contato com a luz da lua. Segundo o site The Hollywood Reporter, Mathew exige bilhões de dólares de indenização.


E ah, quem notou as pequenas modificações em nosso layout, e em nossas páginas O Blog, Parceiros e Contato? Espero que tenham gostado. ;)

Um bom começo de semana à todos e ótimas leituras.