Eu sei que já estamos no meio do ano mas....

A Pat e a Eni falaram de suas metas literárias para 2013 aqui e aqui. Eu adorei ler sobre as metas delas mas sou horrível pra metas porque nunca cumpro :x. Então ao invés de falar sobre minha Meta de Leituras para 2013, eu resolvi falar sobre os meus Objetivos para as Leituras de 2013. E qual é a diferença? Vocês irão me perguntar, e eu respondo.

Nesse ano logo no começo (só estou postando agora porque entrei no blog recentemente), eu fiz uma listinha de coisas que eu teria que mudar, objetivos que eu queria alcançar em relação ao livros e as minhas leituras, então eu resolvi expor aqui esta lista e falar sobre cada tópico.

1) Evitar abandonar certos livros só porque a leitura é difícil:
Esse eu coloquei logo como o primeiro da lista porque era o que eu mais queria melhorar em mim. Ano passado eu brinco dizendo para todo mundo que foi o meu ano dos "abandonos", porque, foi um ano em que eu deixei MUITOS livros de lado, eu começava a leitura e se já começava a cansar, eu logo abandonava o livro e chegou um momento que eu notei o quão preguiçosa eu estava sendo porque havia livros entre os que eu tinha abandonado que este ano eu retornei a leitura e adorei. Ou seja, eu não estava abandonando certos livros porque os estava considerando ruins ou mal-escritos, estava os abandonando porque a escrita dele as vezes era mais descritiva, ou era um livro mais denso, mais difícil. Uma das coisas que me fizeram refletir sobre essa atitude que eu estava tendo foram esses vídeos da nossa querida Claire Scorzi, aqui e aqui. Então este ano eu prometi a mim melhorar isso e estou conseguindo, porque ainda não abandonei um livrinho sequer e pretendo continuar assim.

2) Ler mais clássicos:
Eu coloquei esse objetivo para mim, mais com intenção de reforço, porque o fato é que eu sempre gostei muito de clássicos, mas este ano eu pretendo ler algo dos clássicos russos que eu nunca li, mas que já recebi mil indicações.

3) Tentar ter menos preconceitos literários e estar aberta a outros gêneros de livros:
Esse é outro ponto que estou procurando trabalhar também, porque infelizmente devido as ondas "Crepúsculos" e "Códigos da Vinci" eu passei muito tempo achando que todo best-seller, todo lançamento eram apenas livros feitos para vender e não abria minha cabeça de jeito nenhum para as novidades e quando me chegaram com o papo de gênero YA então...mas devido a vários fatores, inclusive essa matéria da Michelle e a esse vídeo da Juliana do Vlog/Blog O Batom de Clarice , eu deixei de ser tão besta e abri minha cabeça para coisas novas e olhe só, eu estou gostando :) claro que aqui acolá tenho minhas decepções mas isso acontece com qualquer livro.

4) Ler peças:
Ta aí uma coisa que sempre me deixou triste. Eu sou louca pra conhecer mais sobre a obra de Shakespeare e Nelson Rodrigues, mas quando eu pensava em pegar alguma peça e via aquelas falas e aquelas descrições de cenas todas, eu já desanimava =/ mas esse ano isso também vai mudar! 

5) Começar a ler livros em inglês e espanhol:
Pois é gente, eis aqui uma pessoa que estudou em colégio público a vida inteira (onde os professores da 8ª série até o 3º ano do científico ensinavam o verbo to be e não saiam disso), então o básico que eu sei de inglês hoje em dia é por iniciativa própria, através de filmes e músicas. Mas esse ano eu prometi que iria me dedicar mais ainda para aprender mais outras línguas (primeiramente inglês, depois espanhol), lendo livros no original para melhorar meu aprendizado  (e melhorar meu bolso porque os livros em inglês são geralmente mais baratos) e quem sabe um dia conseguir falar outras línguas (ou ao menos ler).

6) Tentar me acostumar com fluxos de consciência:
Isso mesmo...eu sou péssima para ler narrativas que possuem fluxos de consciência. Adoro Clarice Lispector mas tem livros dela que não saio do lugar por ela ser adepta a este tipo de escrita e Virgínia Woolf então, nem se fala! Nunca consegui ler nadinha da Virgínia...mas já recebi umas boas dicas de por onde começar e esse ano eu vou riscar esse item da minha listinha :)

Bem pessoal, é isso! Espero que tenham gostado, mas quero saber...qual os objetivos de vocês?

Comentários

  1. Eu gosto muito de ler, gosto muito de Tolkien,C.S Lewis e outros. Ultimamente eu venho sendo desviado da leitura por motivos que não me interessavam, mas que hoje não posso viver sem. Meu objetivo é dedicar ainda mais tempo a leitura diária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Júnior, esse é um objetivo ótimo. Torço para que consiga porque mais leitura significa mais prazer na vida :)

      Excluir
  2. Hum, isso de metas de leitura é bom, mas somente se bem pensado... Digo isso porque ano passado embarquei numa de listar X livros para ler no skoob - e foi o caos, porque eu li bastante, mas não todos os da malfadada lista... :(
    Este ano marquei um número de livros para ler e não de títulos específicos. Ah! E resolvi usar o vlog pra reler alguns clássicos que preciso reler - peço pro pessoal votar, e o que eles escolhem eu releio para fazer um vídeo resenha. Tem funcionado :)

    Tamara, obrigada mesmo pelos links :)
    E mal comecei a ler este post sabia que era seu... Quando fui olhar embaixo, confirmei meu palpite ;) Acho que estou começando a reconhecer seu estilo!

    com carinho,
    Claire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi mesmo que você estava usando o vlog pra reler alguns títulos e resenhar, gostei da ideia da votação :) ando um pouco sem tempo e não tenho acompanhado, mas logo que eu arranjar um tempo eu corro lá pra ver se o que eu torci ganhou hahahaha.
      Fico feliz de saber que eu tenho um "estilo" :P

      Um abração querida :)

      Excluir
  3. confesso que tbm tenho cisma com BS justamente por causa dessa onde crepúsculo e afins... mas até que alguns me surpreenderam, e tô lendo mais livros desse tipo... mas prefiro clássicos...

    Fluxos de consciência tbm deixam meu cérebro dando 'lag' heheheh
    preciso ler e reler pra entender melhor... gosto de Clarice, de Virginia, mas tenho dificuldade nas leituras delas por causa disso...

    bj, Tama :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Roxa eu notei,e percebi que assim como eu, tu tá tentando dar uma chance para esses livros mais "famosos" pra ver se é só fama mesmo ou se no final das contas são bons mesmo ;) Mas sempre vamos amar os clássicos, né?
      Eu apanho de fluxos de consciência mas estou aos poucos me disciplinando...um dia desses eu vou ler A Obscena senhora D sem parar no meio e a Paixão segundo G.H. também :P

      Beijão minha linda!

      Excluir
  4. Acredito que tudo seja questão de costume e preferências, Tam, tem dias que realmente um fluxo de consciência pesa (principalmente num dia de muito cansaço e pouca concentração) e nesse caso dá para intercalar com a leitura de um chick-lit bem fútil. rs
    Eu comecei o ano tentando seguir minha meta de leitura, depois desisti, retomei, e agora abandonei de vez... vou ler o que me der vontade e ponto, seguir regras e listas não é comigo. rsrs

    Beijos e bons momentos de leitura procê! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eni, metas são difíceis de cumprir...e quando se trata de leituras então...tudo depende muito do humor mesmo, concordo contigo. Eu estou deixando os livros me escolher ultimamente e tem dado certo :D

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)