A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan


Quando Clay Jannon um Web Designer desempregado foi trabalhar na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, não sabia que iriam acontecer coisas que mudariam a sua vida para sempre e nem eu ao ler esse livro acreditei que ele fosse me  surpreender tanto.

O fato é que a Livraria 24 horas do Mr. Penumbra do escritor Robin Sloan, publicado pela Editora Novo Conceito, tem de tudo um pouco. Mistura aventura (se é que pode se chamar assim), suspense, amor, amizade e principalmente o moderno e o antigo. Essa junção do  moderno e o antigo foi o que me deixou um pouco perdida na história algumas vezes, mas o autor sempre conseguia superar isso e logo logo eu me situava.

Este livro tem termos novos (e antigos), internet, programação, rpg,  google (muito google!), livros (muito livros), História e segredos.

Nós acompanhamos a história de Clay Jannon contada por ele mesmo a partir do momento que ele perde o emprego na NewBagel e procura uma maneira de se sustentar numa época de crise. Não consegue encontrar um emprego em sua área de atuação e numa tentativa um pouco desesperada resolve tentar uma vaga em um biblioteca 24 horas (que antes ele nunca vira) que estava oferecendo emprego de atendente no turno noturno. Ao entrar na mesma nosso narrador se depara com o dono do estabelecimento, um senhor muito velho de olhos azuis, que se apresenta apenas como Penumbra e ao falar do seu interesse na vaga de atendente a primeira coisa que o Mr. Penumbra pede ao mesmo é que fale de seu livro preferido. Ele é admitido, mas sob três condições e uma delas é a de que ele não pode abrir nenhum outro livro da livraria que não seja o de registros...(se você não ficou louco com essa condição, saiba que eu fiquei demais hahahaha). Como não podia deixar de acontecer, a curiosidade é algo se sempre causa desastres (ou causa acontecimentos incríveis) e nosso amigo Clay atiçado por um amigo, acaba abrindo um dos livros de uma seção em especial e fica intrigado com o que vê.

Nesse momento e é onde a história ganha seu punhado de suspense e onde eu não posso contar mais nada pra não estragá-la. Só digo mais isto, é um livro que prende do início ao fim e que você só sossega quando descobre o mistério por trás de tudo.

Comentários

  1. aaaaa, deve ser bom, fiquei qui tentando descobrir o que acontece. sua meniná má :P

    bjs, Tama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que ser mal roxa :P odeio spoilers então não dou!

      Excluir
  2. Oi!!
    Estou super curiosa para ler esse livro, vi muitos elogios sobre sua história, confesso que tb fiquei intrigada pela sinopse parece bem interessante!
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante sim Melissa. É muito legal a mistura do novo com o antigo, foi isso o que mais me chamou a atenção ^^ e o mistério em si é bem legal, gostei muito do final da história.

      Excluir
  3. Sei que é o tipo de livro que se eu pegar pra folhear e ler o primeiro parágrafo só vou parar na última página. :)
    Gostei demais da tua resenha, umas das poucas que li que não deu spoiler.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Eni, eu sei que sim. A leitura é bem fácil e agradável, o Sloan é bem simples (a única parte que complica é quando ele começa a usar termos de informática e pá) mas nada que te deixe voando muito tempo. Eu tento fazer o possível pra não dar spoiler ^^

      Excluir
  4. Respostas
    1. Spoiler Jéssica é a revelação de partes importantes da história o que pode fazer com que o leitor se sinta desanimado para fazer a leitura depois que sabe as partes interessantes.

      ;)

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)