14 julho 2013

Dose de notícias #20


Desta vez, além do resumo das notícias literárias da semana que passou, trago também uma grande novidade para o blog, além de mostrar o que recebemos para ler este mês, e o que rolou e está rolando por aqui.
Preparados? ;)


Notícias:

No universo literário, uma das coisas que mais aprecio é ver debates entre escritores, papos cabeza y otros nem tanto, documentários, comentários sobre o cotidiano das letras e por ai vai. Selecionei um texto sobre literatura contemporânea, Corte & costura & literatura em que são citados Daniel Galera, Paulo Hecker Filho, Bráulio Tavares, Michel Laub, R. L. Stevenson e outros, numa colcha de retalhos. 



Noticiada no início do mês mas digna de citação, o romancista, contista e crítico literário mineiro Silviano Santiago foi o vencedor do Prêmio Machado de Assis, da ABL (Academia Brasileira de Letras), prêmio este dado ao autor pelo conjunto de sua obra. Confira a lista completa dos ganhadores de outras categorias.

Silviano Santiago


Diversas são as maneiras de ler livros, há quem consiga ler ouvindo música, caminhando na rua, dentro dos transportes públicos, em lugares barulhentos e agitados, e que consegue dedicar toda a atenção e concentração para as páginas diante de si, absorvendo completamente a história, sem se deixar abstrair pela movimentação ao seu redor. Eu sou o contrário, precioso é o silêncio e a calmaria na hora das minhas leituras. Por este motivo selecionei um texto para compartilhar com vocês, Silêncio e literatura de Ana Valeska Maia Magalhães. E você, sente-se melhor para ler em que tipo de ambiente?



Para quem escreve há um bom tempo, sabe que as mudanças na narrativa amadurecem, os temas, a visão literária, a forma contada, os elementos citados... tudo faz parte de um processo de evolução. Os escritores Lydia Davis e John Banville, que participaram do FLIP 2013, comentam sobre sua tragetória como escritores, da adolescência à idade adulta, o que mudou, de forma considerável, sua escrita. "Escrever ficção é lidar com um sonho controlado", diz Banville.



Em prol de mais divulgação e mais dispersão do trabalho de obras de ficção 100% nacional - pouco absorvidas e conhecidas no atual mercado no qual a literatura estrangeira tem maior participação -, autores, editoras, blogueiros e livrarias se uniram para mudar este cenário. De 20 a 27 de julho acontecerá a Semana do Livro Nacional. Mais informações.



Ah! Paris. Um símbolo do bom gosto, da boa literatura, da boa comida e das paixões. A capital francesa sempre inspirou os grandes nomes da literatura por seu ar de liberdade intelectual e sexual impregnado em cada tijolo de cada parede de cada casa de cada viela parisiense. Vinte e cinco famosos escritores fazem descrições poéticas sobre a grandiosa Paris em sua época mais prolifera.

“When good Americans die, they go to Paris.” Oscar Wilde


Nova integrante:

O Dose Literária é mais que um blog literário, é uma irmandade, uma família que adora se reunir seja virtual ou pessoalmente para debater sobre algumas das nossas maiores paixões, livros e leituras.
Ao longo desses quase dois anos de blog sempre tivemos amigas em torno desta mesma ideia, e fizemos algumas amizades também, uma delas é a professora e uma das nossas leitoras mais queridas, Maria Valéria de Paudalho, Pernambuco. A nossa querida "roxa" Val já contribuiu com um texto aqui no Dose, também possui um blog pessoal em que escreve sobre seus gostos pessoais e literários, possui um vasto conhecimento em literaturas e toda semana postará seus textos e suas impressões a respeito de suas leituras. É com grande prazer que anuncio esta máxima novidade.
Seja bem vinda, Maria Valéria, com muito carinho, ao Dose Literária! ;)



Caixa de correio:


Quem aprecia literatura contemporânea sabe que a Novo Conceito é mestra nos grandes lançamentos, e esta semana enviou-nos alguns títulos de seu catálogo e kits apaixonantes para sortear aos nossos leitores, tirei algumas fotos para mostrar à vocês no próximo post, destes que ainda terão resenhas e sinopses publicadas por todas nós ao longo dos próximos meses, e já adianto sobre a qualidade de primeira mão dos volumes, imprescindível!
Lançamentos Novo Conceito - Julho/2013

A Menina que Semeava – Lou Aronica
De Volta Para Casa – Karen White
Beijada por um Anjo – Elizabeth Chandler
Refém da Obsessão – Alma Katsu
Aconteceu em Paris – Molly Hopkins



Promoção:


A promoção vigente no Dose é a do sorteado kit Bruxos e Bruxas de James Patterson, obra lançada pela Novo Conceito e resenhada por esta admiradora que vos escreve. E se você ainda não está participando, corre lá e veja como é fácil participar: PROMOÇÕES.
O resultado sai no dia 31/07.
Boa sorte!




Confira o que rolou no Dose esta semana:


Pinga literária com gosto francês e aroma brasileiro - Por Mara Vanessa
Top 5: Livros sobre vampiros - Por Tamara Costa
Curiosidades e manias de autores estrangeiros - Por Eni Miranda
"Diga que posso entrar" - Por Tamara Costa
Inábil Músculo (poesia) - Por Eni Miranda
Álvares de Azevedo entre lágrimas de sangue, desgraças e últimos sonetos - Por Mara Vanessa
Dica de passeios: Exposições literárias - Por Patricia Oliveira


Boa semana e até o próximo.
Auf Wiedersehen!