25 julho 2013

Dose de notícias #21

Demorou, mas saiu!
O Dose de notícias dessa semana traz um resumo das mais relevantes notícias relacionadas ao universo dos leitores de livros e cultuadores da literatura no Brasil, publicadas na mídia em geral, nos últimos dias.
Vamos ao que interessa.


Quem tem criança em casa e não pôde viajar nestas férias, sabe que nós pais temos que nos desdobrar para que a atenção dos pequeno não se resuma a tevê, video game e computador. Que tal nesse friozinho se enfiar debaixo do cobertor com as crianças e contar-lhes uma boa história? A revista Crescer reúne alguns livros divertidos para as crianças lerem nas férias, confira as dicas.




Já ouviu falar do BookCrossing? Trata-se de uma rede social de incentivo a leitura que faz livros circularem gratuitamente por todo o mundo a partir de pontos específicos de troca, como bancos de praça, pontos de ônibus, e outros lugares públicos, todos eles registrados no site bookcrossing.com (para que assim seja possível registrar a quantidade de livros circulantes). O objetivo é fazer com que mais pessoas não só tenham acesso a livros, mas que também os leiam. Conheça os Priest, os maiores "perdedores" de livros do mundo.



Para quem aprecia livros antigos, a história do Egito e exposições arqueológicas, um convite ao paraibanos de João Pessoa. Até o dia 19 de setembro acontece na Estação Cabo Branco a mostra que reúne itens descobertos e documentados por uma equipe expedicionária enviada por Napoleão Bonaparte entre 1809 e 1822 ao Egito. Os livros acompanham 14 reproduções fotográficas das matrizes em cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris. Confira a programação completa no link, a entrada é franca.




"Autora de Harry Potter é desmascarada!"
A manchete saiu em toda a mídia jornalística e televisiva e foi destaque esta semana na internet. A escritora J. K. Rowling assumiu secretamente a identidade de um policial militar aposentado para escrever um romance policial que tem sido apontado como uma das melhores histórias estreantes sobre detetives em muitos anos. "The Cuckoo's Calling" foi assinado com o nome de Robert Galbraith. Dessa nem os fãs sabiam!
Assim que descoberta, a busca pelo título, como era de se esperar, só nesta semana já bateu records, esgotou nas livrarias e despertou a curiosidade de todos, tornado-se o seu mais recente best-seller.
Agora é esperar para ver que editora trará a tradução para o Brasil.
Boa estratégia, Rowling.




Pará - DIÁRIO flagra livros da Seduc no lixo.
Pois é, leitores, esse tipo de crime ainda acontece no Brasil. Enquanto uns vão às ruas protestar para que tenhamos melhorias na educação, na estrutura escolar e no material didático dos nossos filhos, outros, por "um mal entendido" jogam milhares de livros fora que acabam tendo como destino o lixão da cidade. Leia a matéria completa.



Mas há aqueles, sempre, há aqueles que não medem esforços para levar a leitura e o conhecimento à população brasileira. A notícia vem do Piauí, e o incentivo, da Universidade Federal UFPI, que distribuiu mais de 200 títulos aos habitantes da área agrícola através do 'Programa Arca das Letras'. É um projeto que tem como objetivo promover a distribuição de livros em comunidades rurais do Piauí a fim de aprimorar o conhecimento de quem nela habita.



Quem aprecia cursos, palestras e oficinas de literatura, segue uma indicação da nossa parceira Bia Bernardi, a oficina é oferecida pela editora Terracota "O Livro digital na prática", para quem gosta de unir a paixão pelos livros a praticidade dos tablets. Ideal para quem trabalha ou pretende trabalhar na área de e-books.



E se fosse possível viajar para terras distantes, conhecer universos distintos e repletos de mistérios? Não é preciso nenhum tipo de magia para esse devaneio se torne real. A literatura fantástica dá aos leitores essa chance. O gênero literário ganha adeptos no mundo inteiro, com grande variedade de histórias. No Brasil, nomes como Raphael Draccon, André Vianco e Eduardo Spohr são referências e sucesso de vendas. Na matéria, veja mais detalhes sobre o sci-fi brasileiro, "Xing Ling - Made in China".

Victor Mascarenhas é autor da ficção científica
temperada com dendê, "Xing Ling"


Brasil, um país de livros!
Quando for aberta a edição 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, em 9 de outubro, na Alemanha, o Brasil dará um grande passo para ampliar a exportação de exemplares e direitos autorais, que vem crescendo a cada ano. Nosso mercado editorial e nossas letras estarão representados por 70 escritores, um time à altura do significado de nossa participação este ano como País Homenageado da Frankfurter Buchmesse, um marco do mercado editorial da Europa e do mundo!


O que rolou no Dose na semana que passou:

- Até onde é possível apagar as lembranças? 'De Volta Para Casa' de Karen White
- Sexto e último livro da série 'Beijada Por Um Anjo 6 - Eternamente' de Elizabeth Chandler
- É preciso noite para surgir o dia - 'A Menina que Semeava' de Lou Aronica
- 'O Grande Gatsby' e o sonho americano de F. Scott Fitzgerald
- Dose de poesia: Meus poetas preferidos - Parte 2/3
- Entre bombas e fotos talismã - 'Um Homem de Sorte' de Nicholas Sparks
- Segundo livro da série: 'Liberta-me' de Mahereh Mafi
- Romance e comédia, aonde? 'Aconteceu em Paris' de Molly Hopkins
- O mistério de Edgar Allan Poe - 'Vou lhe Mostrar o Medo' de Nikolaj Frobenius

4 comentários:

  1. mlr, essa lista de livros infantis serve até pra gente tb haha. Quando meu sobrinho tiver maior, vou ler muito pra ele :D
    huuum, posso até me programar pra ir a João Pessoa [meu vizinho haha] pra dar uma conferida nesse assunto que muito me interessa *--*
    hun, não curto Rowling mas confesso que a capa dessa edição tá muito bonita, viu...

    Aiii, eu adoro André Vianco *__*
    amei as notícias da semana.
    Bj, Eni linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, sou encantada por todos os livros infantis dos meus pequenos, acho maravilhoso o trabalho dos ilustradores. O que mais me toca, até hoje, é O Soldadinho de Chumbo, toda vez que conto para o Olavo eu quase choro no final. huahauhau >.<

      AAhhh, como eu queria ir nessa exposição!!! Se vc for, depois conta pra gente e tira muita foto! :D

      Eu nunca li nada da Rowling, já até pensei em começar a ler Harry Potter, mas não sei se nessa idade me empolgaria tanto. Quem sabe um dia leia Morte Súbita, para conhecer a escrita dela.

      André Vianco tbem não conheço nada, gente, tô muito por fora! rsrs >.<

      Que bom que curtiu, Val, pretendo caprichar mais nas próximas e traduzir algumas notícias que saem lá fora, se o tempo permitir.

      Beijão. :-**

      Excluir
  2. Quantas notícias legais. Gostei. J.K Rowling <3

    Abraços,
    Igor Gouveia.
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir

Bem vindo(a) ao nosso Clube do Livro!

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...