02 julho 2013

Lugar Nenhum, de Neil Gaiman

Eu não vou mentir para ninguém, eu gostei TANTO deste livro que se tornou difícil fazer uma resenha sobre ele. É assim mesmo...eu só falo de livro que gosto mas se é um livro que gostei demais, então eu tenho uma dificuldade enorme de falar dele porque tenho medo de me perder em elogios, ou me empolgar muito e soltar um spoiler tamanho família e por aí vai. Mas este é um livro incrível e eu não podia deixar escrever sobre e fazer mais pessoas se encantarem com a história. O livro é Lugar Nenhum do Neil Gaiman (meu escritor preferido desde que li Sandman e isso faz muuuito tempo gente).

O curioso deste livro, é o fato de que a série veio antes. Normalmente é o contrário não é? Mas nesse caso o livro foi inspirado na série (nunca assisti mas quem sabe um dia desses).

A história é sobre o escocês Richard Mayhew que vive em Londres, tem um bom emprego, uma vida comum e está noivo da mulher perfeita. Até aí tudo bem, não é? Mas, a vida dele virou de cabeça para baixo quando ele encontrou uma garota estranha machucada que saiu do nada e caiu no meio da rua, ele como uma boa pessoa resolveu ajudá-la mesmo sob os protestos da noiva (que me perdoem o comentário, mas era perfeita só na cabeça dele porque ô mulher insuportável). Então coisas muitos estranhas começaram a acontecer depois disso.

O que ele descobriu sobre a garota quando ela acordou é que ela se chamava "Door", que ela vivia na "Londres de Baixo", que algumas pessoas más a estavam procurando e ela precisava encontrar o "Marquês de Carabás" (oi? Gato de botas?).

Logo depois a garota lhe pediu um favor muito estranho (isso depois de já ter feito e dito várias outras coisas nada convencionais) que ele fez mesmo sem entender nada e depois ela foi embora. Seria esse o fim de uma história normal. Mas esta história não é normal, não daria para ser nunca.

No outro dia Richard foi trabalhar e simplesmente percebeu que deixou de existir. Não, ele não ficou invisível, ele ainda podia ser visto por qualquer pessoa que enxergasse, o problema é que as pessoas que ele conhecia passaram a simplesmente não saber quem ele era, tratava-no como um estranho, como se nunca na vida tivessem conhecido algum Richard Mayhew. Daí ele percebeu que isso se deu por causa do seu encontro com a garota estranha, então resolveu tentar encontrá-la pra saber como ele poderia voltar a existir de novo já que ele perdeu tudo e estava sem um lugar no mundo.

Então, ele conseguiu realmente encontrá-la, mas muita coisa acontece até isso. Então vamos conhecendo personagens cada vez mais bizarros e diferentes: temos além da Door, o Marquês de Carabás que é um fino trapaceiro, trambiqueiro mas é o único em que Door confia, Mr. Croup e Mr. Vandemar são o homens maus que estão atrás da garota, digamos que é por causa de um poder peculiar que ela tem. Daí vem Old Bailey um velho senhor, que talvez possamos chamar de amigo do Marquês (mas que na verdade só lhe deve um favor e favores são muito importantes na Londres de Baixo). Por fim temos a Hunter, uma caçadora como o nome deixa bem claro, não sabemos muito dela ao longo da história a não ser o fato de que ela foi selecionada para proteger Door dos homens que querem matá-la e que o desejo maior dela é enfrentar e matar a grande besta de Londres. Aparecem mais dois personagens bem interessantes na narrativa: as Lâmias e Islington, mas eu prefiro não comentá-los, são os melhores personagens e a surpresa de conhecê-los foi uma das coisas mais interessantes do livro pra mim e eu não quero estragá-la pra ninguém.
Procurando na net essa foi mais ou menos a imagem mais aproximada da aparência dos personagens. Gaiman é muito bom nas descrições, mas ele nunca dá uma descrição total dos personagens, ele dá algumas dicas aqui acolá e os leitores vão formando as imagens na cabeça, eu particularmente adoro isso. Sobre a "Londres de Baixo", ela parece ser exatamente como a Londres de Cima só que com algumas particularidades e ela é abrigo para os sem-abrigo, para pessoas de outras épocas e personagens fictícios ou fantásticos.

Se você gosta de fantasia, algumas grandes surpresas, aventura, um pouco de comédia, você vai encontrar tudo aqui. Este é daqueles livros completos que você termina de ler e fica pensando desculpem o palavrão mas...que livro FODA!.