28 julho 2013

Seu toque é letal, seu toque é poder: Estilhaça-me, de Tahereh Mafi


Minha estréia como autora do Dose Literária se deu com o 2ª volume da trilogia Liberta-me, de Tahereh Mafi, publicada pela Editora Novo Conceito. Agora, pretendo falar sobre o livro que dá  início à trilogia, o livro Estilhaça-me.
A primeira obra de Tahereh fala sobre a história de Juliette. Uma garota com 17 anos, que se encontra presa no Restabelecimento. O Restabelecimento é uma espécie de organização que oprime a população, e pune quem ofereça resistência ao regime implantado por eles.

Juliette possui um poder. Ela não pode tocar outra pessoa pois seu toque é letal.
Há 264 dias sem ter contato com outro ser humano, tendo apenas uma caneta e um caderno por companhia, ela escreve seus pensamentos e angústias, bem como sua mágoa por ter sido abandonada por seus pais, como se fosse uma aberração. Até que um dia ela ganha um companheiro de cela. Depois de tanto tempo sem conversar com alguém, Juliette sente medo, desconfiança. Ele se chama Adam, e não parece muito disposto a 'fazer amizades'. Mas, no dia seguinte muda sua conduta com relação a Juliette. Essas alterações no comportamento de Adam são forjadas a fim de testar Juliette pra que ela fosse observada, e se ela aceitar a chance que Warner (um dos líderes do Setor 45, pertencente ao Restabelecimento) oferece, ele será mais 'gentil' com ela. O problema é que Warner se mostra uma pessoa fria e cruel, que quer usar o poder de Juliette para machucar pessoas, inocentes ou não... Juliette se recusa a ser utilizada como arma letal em favor do Restabelecimento.

Adam, que até então se revelou um soldado comandado por Warner, se envolve com Juliette, numa relação arrebatadora e perigosa... Ele pode tocá-la, inexplicavelmente. Mas Warner, apesar de querer usá-la como arma para combater os rebeldes, parece nutrir certa afeição por nossa protagonista.
E daí começa uma verdadeira batalha para Juliette. Ela precisa fugir do Restabelecimento, do poder que Warner exerce sobre ela, e com a ajuda do seu tão querido Adam, ela consegue escapar. Mas será que Juliette realmente está fora de perigo e da atração que Warner tem sobre ela? Leia para descobrir...

Tahereh Mafi