12 julho 2013

Top 5: Livros sobre Vampiros

Eu adoro uma lista. Então gosto demais dos Top 5 que as meninas já fizeram por aqui. Mas eu sentia falta de um Top em especial e de certa forma fiquei muito feliz de ser eu a fazer um sobre o assunto, porque esse foi durante muuuito tempo um dos temas que eu mais gostei de ler: os Vampiros.
Todo mundo conhece a figura que o vampiro evoca, é um ser mitológico que faz parte das lendas de várias culturas. É uma pessoa (geralmente morta-viva), sensível a luz do sol, que se alimenta do sangue de outras pessoas para sobreviver. Claro que nos dias de hoje, devido a vários livro publicados esses estereótipos para os vampiros já se alteraram muito e temos vampiros com características diversas, mas a essência é a mesma e o interessante sobre essas criaturas fantásticas é ao mesmo tempo a atração e repulsa que provocam. 

5) Os Noturnos (Flávia Muniz)



Esse foi o primeiro que li sobre o assunto e eu não poderia ter gostado mais. Flávia Muniz é uma escritora brasileira e conseguiu nesse livro criar uma história simples e ao mesmo tempo marcante. Aqui temos André um garoto de 13 anos que tem um grande fascínio pelo sobrenatural e possui um livro muito antigo sobre vampiros e e rituais mágicos, então acontece que André acaba mesmo conhecendo vampiros de verdade quando o vampiro líder de um grupo se apaixona pela sua irmã. Por outro lado esse vampiro chamado Hiram tem que lhe dar com Luke, um dos vampiros do grupo que se rebela e não quer aceitar as regras impostas por ele. 
Li o livro faz muito tempo, mas lembro exatamente como me marcou na época e para algumas pessoas hoje em dia que pegarem esse livro para ler, talvez o achem bobo, afinal é apenas um livro infanto-juvenil, mas até hoje eu tenho o maior carinho por ele, por ter sido o primeiro e por retratar na história vampiros bons, vampiros maus e tudo o que pode acontecer quando pessoas comuns (ou não) se envolvem com eles.

4) Entrevista com o Vampiro (Anne Rice)


Minha paixão pelos vampiros só aumentou quando assisti o filme Entrevista com o Vampiro de 1994, até hoje eu acho que é um dos melhores filmes que já assisti e perdi a conta da quantidade de vezes que o revi. Então como era de se supor, quando eu soube do livro li-o imediatamente e foi incrível. A escritora americana Anne Rice descreve nos menores detalhes o atormentado e melancólico Louis que contrata um repórter para entrevistá-lo e ele relata sua vida como um vampiro que viveu durante séculos na companhia de Lestat o vampiro que o transformou e seu impossível amor pela pequena Cláudia. A Eni fez uma resenha de encher os olhos sobre o livro aqui.


3) Deixa Ela Entrar (John Ajvide Lindqvist)



Este livro veio para essa posição porque simplesmente desbancou o Entrevista com o Vampiro que desde então, era o meu terceiro favorito. Fiz recentemente uma resenha sobre ele aqui, mas indico ele para qualquer pessoa que quiser se sentir realmente "sacudida" por um livro, é uma história densa e maravilhosa sobre um garoto e uma criança vampiro e sobre como a amizade pôde fortalecer ambos. 

2) Carmilla (Sheridan Le Fanu)



Ah esse livro...tem razão de ser o segundo da minha listinha. Durante anos eu o procurei para ler, na época foi tão difícil para mim achá-lo que tive que lê-lo a primeira vez em espanhol porque não o conseguia em português. Mas valeu a pena a procura, porque é um livro curto porém fantástico! A vampira aqui é a bela Carmilla, que seduz jovens moças e se alimenta delas até o fim. Para quem ler o livro e depois quiser ver o filme eu indico este de 1970 com a lindíssima Ingrid Pitt no papel da Carmilla. Uma curiosidade que fiquei sabendo anos depois foi que esta obra escrita pelo Irlandês Sheridan Le Fanu inspirou Bram Stoker na criação do maravilhoso livro que é...

1) Drácula (Bram Stoker)



O primeiro do meu Top! Quem mais poderia ser não é gente?! Drácula de Bram Stoker é até hoje um dos meus livros sobre vampiros preferido FOREVER e acho que esse não tem quem desbanque. Drácula é o pai da literatura vampiresca e não tem como negar o porque de ter se tornado um clássico. É uma história narrada na forma de cartas que dão voz a vários personagens da trama, sendo um dos principais Jonathan Harker que viaja a Transilvânia afim de tratar de negócios com um Conde muito rico chamado Drácula. A partir do momento que nosso Harker se encontra com o Conde ele percebe que há algo muito estranho no excêntrico homem. A partir do momento que ele nota que não é apenas um convidado e sim um prisioneiro é que a narrativa ganha um rumo inesperado e é por isto que nosso malévolo Drácula se tornou o vampiro mais famoso da história da literatura!

Esses foram os meus 5 livros sobre vampiros preferidos. E quais são os de vocês?