Um milagre de amor...

"Quando eu tinha 17 anos, a minha vida mudou para sempre."

E assim começa o enredo de uma das histórias mais tristes e ao mesmo tempo mais lindas que já tive o prazer de ler: Um amor para recordar, de Nicholas Sparks, publicada pela Editora Novo Conceito.
Confesso que nunca tinha lido nada do autor, e só procurei este título porque tinha visto o filme e amei a história. Resolvi dar uma chance literária a Sparks, tão em alta no momento...
Não me arrependi.



Um amor para recordar trata da história de um rapaz, Landon Carter, que volta no tempo em suas memórias para falar sobre o grande amor de sua vida, uma garota chamada Jamie Sullivan, filha do pastor da igreja local. À princípio, percebemos o quão opostos são os mundos de Jamie e Landon, e com que naturalidade o autor vai inserindo um no universo do outro. A trama é envolvente, de uma simplicidade cativante, e que aos poucos nos faz refletir sobre os pequenos prazeres da vida, e do quanto podemos aproveitá-la ao máximo.

O perfil de Landon não se adequava ao tipo de genro que o pastor Sullivan gostaria de ter, e ao mesmo tempo, a própria Jamie parece recusar suas investidas. Logo no início, Landon não se agrada de Jamie justamente por causa de sua aparência fragilizada, meio 'apagada', e de seu modo de vestir, com roupas de 'senhoras de terceira idade'. Sem contar a personalidade gentil, otimista de quem sempre está pronta a ajudar as pessoas. Jamie nunca negaria um pedido de ajuda. Todos na cidade a amavam, por ser tão prestativa.
Por ser filha do rígido pastor, os garotos não olhavam para ela. Enfim, Jamie estava longe de ser popular, como muitas garotas de sua idade.
Após uma série de acontecimentos que levaram Landon a se aproximar de Jamie, ele pôde conhecer a garota que se escondia por trás daquela aparência recatada e prestativa. E descobriu uma garota ainda mais admirável, linda e cheia de mistérios...

Jamie parece fugir do amor de Landon. Ele não entende o porquê. Ao longo da história o leitor vai descobrindo junto com ele o que aflige o coração de Jamie. E o desfecho não poderia ser mais triste... O drama do casal vai chegando ao ápice, e é na Bílbia sagrada que Jamie tenta encontrar conforto para o seu amado. Landon, que antes era uma espécie de 'bad-boy' da cidade, havia sofrido uma transformação em seu modo de viver. Amadureceu com a convivência ao lado de Jamie, e por meio desse amadurecimento, ele consegue seguir em frente, e contar ao mundo quem foi a maravilhosa Jamie, que encheu sua vida de encanto, luz e esperança.

Um milagre havia acontecido, finalmente Landon acreditou que milagres existem...


Por Maria Valéria

Comentários

  1. A história é realmente emocionante se nos deixarmos levar pelas suas palavras, Valéria, gostei muito da forma que você conduziu sua resenha, acredito que os fãs de Sparks e leitores do gênero apreciarão.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Eu li Um amor para recordar mês passado, e talvez porque não sou muito fã de romances dramáticos, não me surpreendi ou me emocionei com a história. Na verdade eu vivo uma relação de amor e ódio com o Nicholas Sparks: nunca gosto dos livros dele, mas não consigo parar de ler. E assim sempre me decepciono.

    Mas sua resenha ficou bem feita, suas impressões deram uma leveza que eu não tinha admirado no livro. Também gostei do blog e estou seguindo.

    Beijo!

    escritorade1viagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Foi sem dúvida nenhuma um dos filmes mais bonitos que já assisti. Gostei demais da história e confesso que depois que assisto o filme perco um pouco a vontade de ler o livro.
    Mas depois de sua resenha vou dar uma chance e ler este livro pois acho que vai valer a pena.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só conheço o filme, vi há muito tempo...mas lembro que não gostei muito do filme, quem sabe gosto do livro não é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)