22 agosto 2013

Vou Lhe Mostrar O Medo, o mistério de Poe

Desde que soube que este livro se tratava de uma ficção baseada na vida e obras de Edgar Allan Poe, e que a história foi plagiada para ser adaptada para o cinema hollywoodiano, numa versão que eu já tinha visto, a curiosidade cresceu. Não pensei duas vezes ao adquirir esta obra.

Fiz uma prévia do livro neste post, com a sinopse, informações sobre a obra e uma entrevista com o autor. Vale a pena conferir.

Vou Lhe Mostrar o Medo conta a história de Poe desde o início de sua vida baseado em registros históricos, enredando fatos curiosos, algumas passagens tristes, outras fantasiosas demais, e pouco a pouco vamos conhecendo os personagens principais, a esposa Virginia Poe, sua prima de apenas 14 anos, o crítico literário e “amigo” de Poe, Rufus Griswold, e um vassalo da família Allan, Samuel Reynolds. A narrativa dispõe de vários elementos que o norueguês Nikolaj Frobenius utilizou muito bem, construindo praticamente um “livro histórico”, cheio de informações importantes sobre o escritor americano.


Mortes na família de Poe, desde a infância, vão transformando-o, crimes bárbaros coincidentes com os seus contos mais macabros tornam-o suspeito, mistério e peças desencaixadas de um quebra cabeça constroem o enredo. Conforme Poe escreve seus contos e poemas, procura tirar deste que é o seu maior dom, o seu sustento, mas como bem sabemos através de sua biografia, viveu uma vida quase miserável, rodeado de privações, doenças e pensamentos torturantes, elementos que contribuíram para o desenvolvimento de suas histórias em tom melancólico, sombrio, mas genial. Sua alma possuía um peso, uma nuvem enegrecida, um pesar constante, que de forma mestra transpôs para sua literatura e o transformou neste ícone amado e odiado que Frobenius bem ressaltou.

Poe, aos olhos de Frobenius, não é bem o Poe que eu Eni imagino, mas esta minha visão não deve de forma alguma influenciar o leitor deste livro, uma vez que o autor mesclou fatos reais com ficcionais, e para o desenvolvimento da história, acredito eu, teve que transformar Edgar Allan Poe numa pessoa arrogante, sem amigos, de personalidade rasa, um bêbado vagabundo que não sabe lidar com a crítica. Senti falta de diálogos e pensamentos elevados, ao nível intelectual de Edgar Poe, possuidor de uma mente brilhante, achei-o mediano nesta história.
No entanto, há muitas passagens e frases de Nikolaj Frobenius que mereceram post-its, ele é um excelente escritor, achei interessante também a utilização de vários elementos de escrita, também cita diversos trechos de contos e poemas de Poe, um deleite aos fãs!

De todos os personagens, dou destaque ao estranho Samuel Reynolds. Samuel é altamente influenciado pelos contos de Poe, a obsessão doentia o domina, ele se move, vive, respira em função da vida particular e ascensão literária do seu patrão (como se refere a Edgar Poe). Apesar de stalker, tem personalidade própria, possui conhecimento literário uma vez que compra todos os jornais e magazines em que são publicados os contos de Poe, mas Frobenius o colocou na história como um ser pedante, um fanático pelo terror e pelo medo (daí o título), suas cartas dirigidas à Poe apesar de bem escritas não possuem nenhuma acentuação, não gastou um pingo sequer de tinta para fazer uma miserável vírgula numa carta, achei forçoso da parte do autor colocá-lo ignorante desta forma, uma sutil contradição.

Finalizei a leitura satisfeita por ter conhecido um pouco mais sobre a vida de um dos meus escritores preferidos, contente pelo primeiro contato com a literatura de Frobenius, mas sem qualquer empolgação ou emoção, acho que criei expectativas demais.
Adianto que, para os realmente fãs de Poe e de ficção policial e suspense, essa obra não deve ser dispensada.

Com ótima diagramação, o livro tem um acabamento perfeito, essa edição da Geração ficou impecável, sem contar a capa linda. Merece todo um cantinho especial na estante.


Ficha Técnica:
Vou lhe mostrar o medo
Autor:  Nikolaj Frobenius
Tradução: Eliana Sabino
Gênero: Romance
Págs: 296
ISBN: 9788581301099
Selo: Geração

No Skoob