12 dezembro 2013

Enciclopédia dos Vampiros


Imortalidade, luxúria, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros personagens fascinantes.
O encanto dos vampiros é eterno.

Essa capa... <3

Nesta edição encadernada compacta (616 páginas) lançada pela M.Books do Brasil, subtraída do Livro dos Vampiros (1.037 páginas), o Dr. J. Gordon Melton aprofunda-se ainda mais nas tradições, mitos e relatos verídicos sobre os vampiros e suas lendas no mundo todo. Cobre, também, os aspectos históricos, literários mitológicos, biográficos e populares de um dos temas mais envolventes que se conhece.
Antes do prefácio, uma “Breve História Cultural dos Vampiros” maravilhosamente escrito por Martin V. Ricardo. Em seguida o autor prefacia com o título “O que é um Vampiro?”, com informação congruentes abordando o tema vampiro, vampiro literário e cinematográfico, e a contínua popularidade dos vampiros em nosso século. Em “Vampirologia: A Sede pela Origem do Vampiro” Melton explica o fascínio que nós seres humanos mortais temos pelo assunto, seguido de uma Cronologia dos vampiros, com ano e fato histórico relacionado ao vampirismo.

Personagens do filmes Dracula de Bram Stoker, dirigido por F. Ford Coppola
"As noivas de Dracula; Mina Harker e Conde Dracula"

Gostei principalmente dos verbetes – só para citar alguns – dos principais personagens de obras literárias e filmes como Armand, Batman, Dracula, Elvira, Mina Murray Harker, Lestat de Lioncourt, Luxura, Nosferatu, Vampirella e Van Helsing.

Esta edição inclui mais de 375 verbetes em ordem alfabética, 200 fotos ilustrativas para satisfação dos mais ardorosos fãs, temas e autores diversos como:

-Anne Rice
-Alexandre Dumas
-Arquivo X
-A Londres de Drácula
-Bela Lugosi
-Caçadores de Vampiros
-Crimes Vampíricos
-Dark Shadows
-Drácula de Bram Stoker
-Edgar Allan Poe
-Entrevista com o Vampiro
-Francis Ford Coppolla
-Gótico
-Johann Wolfgang von Goethe
-Hammer Films
-Kali (divindade indiana)
-Lorde Byron
-Nosferatu
-Sheridan Le Fanu
-Sherlock Holmes
-Stephen King
-The Gothic Society
-Tolstói, Alexey K.
-Vampiros na Escandinávia

Cena do filme Dracula A. D. (1972) Hammer Films
Christopher Lee e Stephanie Beacham

Aprovado pelo Count Dracula Society e pela Vampire Studies, a Enciclopédia dos Vampiros é a coletânea definitiva de fatos e ficção acerca dos mortos-vivos.

Ganhei de presente de natal de uma queridíssima amiga, e no mesmo dia que ganhei já comecei a ler e fiquei encantada! Há alguns verbetes de sociedades, clãs e comunidades góticas e vampíricas, com informações de contato, muitos detalhes de making-off dos filmes citados, personagens vampiros da literatura, autores e criadores, os vampiros nos quadrinhos, personalidades históricas como Vlad Tepes, Elizabeth Bathory, Marv Empalador Wolfman e Vlad Dracul, dicas de locais para visitação no mundo todo como museus, cemitérios, castelos e lojas, e diversos outros temas relacionados. Um livro que sem dúvida ficará gasto da minha estante, de tanto consultá-lo.
Gosto demais do tema, dos filmes, dos livros que li sobre o assunto, e essa Enciclopédia dos Vampiros tem absolutamente tudo sobre isso e mais um pouco.

Cena do filme Nosferatu (1922)


Sobre o autor:


Presidente da Transylvania Society of Dracula's American Chapter, o Dr. J. Gordon Melton é respeitado nacionalmente como escritor, palestrante e erudito, sendo conhecido, sobretudo, por seu trabalho sobre religiões e cultos.





Personagem Carmilla de Karnstein - Hammer Films

Cena do filme Plan 9 from Outer Space

Enciclopédia dos Vampiros
J. Gordon Melton
2008
Editora M.Books do Brasil
Ficção de Terror e Suspense; Terror; Sobrenatural
616 Pgnas