03 janeiro 2014

Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo

Resenha escrita pelo amigo e leitor Ítalo Costa


O livro Brilho que estou resenhando aqui é da autora Amy Kathleen Ryan, publicado pela editora Geração Editorial com o selo Geração Jovem. O livro é o primeira de uma trilogia.

A história começa quando a Terra começa a se tornar inabitável (O sol torna-se bastante quente, a chuva vem com resíduos químicos de fábricas que são ácidos, plantas morrem = catástrofe natural.). As pessoas mais ricas tiveram a opção de ir pro espaço para procurar um novo "mundo". As naves são divididas em duas: New Horizon e Empyrean.
Já no início a New Horizon surpreende a Empyrean com um ataque, sequestrando todas as meninas da nave e matando pessoas enquanto fazem isso. Esse ataque acontece porque a New Horizon se vê no perigo de acabar sua população porque as mulheres habitantes dela passaram da idade de ter filhos ou são infertéis devido a conflitos que no livro serão melhor explicados.
O ataque foi liderado por Anne Mather (da New Horinzon), uma líder religiosa que usa muitos recursos de persuasão para convencer os tripulantes de ambas as naves a lutar por sua causa.
Waverly é uma das personagens principais e também uma das poucas pessoas que não caíram na conversa da Anne. Como ela é a mais velha das garotas, a pastora chegou para ela oferecendo a oportunidade de "mentir" para as outras mas ela não aceitou. Gostei de Waverly porque ela é forte de personalidade, bastante segura de si. Já Kieran foi o que me fez dar apenas quatro estrelas para o livro. ODIEI ele, o menino é o tipo de pessoa queridinha e certinha que chega a ser idiota. É apenas minha opinião, não digo isso por ninguém. Já Anne Mather é uma fanática religiosa que usa e abusa de Deus pra mentir feito o cão.
O livro contém partes chocantes, na qual você fica horrorizado e também os odiados fanáticos religiosos, você fica acreditando em uma coisa e a verdade é algo totalmente diferente do que você imaginava. Como em uma resenha que eu vi, não se deixe enganar pelo nome meio frufru, a história é muito bacana. 
O design do livro também é notável. A capa têm uns brilhinhos que lembra poeira de galáxia. O livro é dividido em partes e cada uma delas é o ponto de vista dos personagens principais Kieran e Waverly. Tem uma folha preta com uma foto de uma menina e citações de autores como: Simone de Beauvoir, Oscar Wilde, Shakespeare. Tais citações refletem o que está acontecendo na história.

Livro, bottons e marcadores (foto postada anteriormente aqui no Dose)
O livro é ótimo, me proporcionou momentos bons de leitura. Ele têm muitas surpresas e personagens que se você ama em um capítulo odeia no outro. Sejam bonzinhos, minha primeira resenha. :P