25 janeiro 2014

Escolha sua vida, de Paula Abreu

Imagine que você é dono(a) de um palácio gigantesco, com muito ouro, matéria-prima, fartura e criadagem. Mesmo morando nesse suntuoso lugar, repleto de condições materiais, você vai se sentindo cada vez mais sozinho(a). Alguma coisa falta. Mas o que pode ser? Inquieto(a), você começa a dar festas, adquirir mais bens, terras, ouro, mas nada disso parece preencher o vazio que você carrega no peito. Então, seu espírito começa a se sentir como o rei Midas, personagem daquela história antiga que costumam contar. E a partir desse momento, todas as suas verdades perdem o sentido, e você sente uma vontade imperiosa de começar do zero, deixando tudo para trás. 

Paula Abreu
Essa foi a descoberta da escritora Paula Abreu, carioca de 37 anos, que em 2012 abandonou o mundo corporativo para se dedicar integralmente à escrita. Junto com esse talento, Paula percebeu que poderia ajudar pessoas, motivando-as para que descubram sua vocação, seu dom, sua voz interior. E foi com essa ideia que ela criou o projeto Escolha sua vida, que começou com uma fanpage em uma rede social, ampliando os horizontes para a construção de um site, tornando-se um livro e gerando inúmeras outras ideias

Publicado pela editora Sextante, o livro "Escolha sua vida" (2013, págs. 144) é uma proposta interessante para quem não suporta mais viver uma existência sem cor e sabor, rodeada por valores, experiências e pensamentos que não representam e nem significam. Baseada em sua própria vivência, Paula conta como decidiu escrever uma nova história, abandonando 15 anos de trabalho em grandes empresas e modificando sua rotina. Hoje, a ex-advogada formada pela UERJ e com mestrado na Universidade Colúmbia (Nova York) vive a vida que sempre sonhou, atuando como lifestyle coach, estrategista digital e consultora empresarial.

Quando eu ''descobri'' o livro da Paula
Na obra, Paula traça caminhos de forma didática, priorizando o questionamento pessoal através da prática de exercícios - que acompanham o final de cada capítulo -, além de apresentar histórias e citações motivadoras. Pessoalmente, foi um grande desafio ler "Escolha sua vida" e encarar de frente algumas situações que enfrento, dia após dia, na arte de seguir meu coração e mudar de vida. Capítulos como "Qual é o seu propósito de vida?", "Quais são seus valores?", "O que você quer ser antes de morrer?", "medo", "procrastinação" e "críticas alheias" dialogaram diretamente comigo.

Passei por uma mudança emblemática ao decidir, em dezembro de 2007, que só poderia ser plenamente feliz se começasse a fazer faculdade de Jornalismo e trabalhar com o que mais gosto de fazer na vida: escrever, contar histórias. Então, abandonei o curso de Direito e inicie uma nova fase. Além desse sonho, também alimento outros grandes propósitos de espírito, e sei o quanto é importante levar uma vida com motivação, paixão, coragem, intensidade. Seguindo o modelo proposto pela Paula no livro, aprendi muito mais sobre mim e sobre o que eu quero realmente ser e fazer até parar de respirar.



Simples técnica de autoajuda fica muito longe do que "Escolha sua vida" realmente representa. É um livro sobre descoberta, crescimento pessoal, mudança e sobre a busca da felicidade. Portanto, encare o desafio e descubra-se todos os dias.