21 janeiro 2014

Poemas fofos e "macabros" de Tim Burton

Desde que fiquei sabendo desse livro do cineasta Tim Burton, eu quis ler. 
Primeiro por ser fã dele desde que me lembre (mesmo que os últimos filmes dele tenham me feito mais raiva que amor), segundo porque sei o caráter mórbido e fantasioso que seus filmes possuem, daí supus que o livro teria muito disso.
Acertei na suposição, mas errei quando achei que se tratava de um romance. O livro O Triste fim do pequeno menino ostra se trata de um livro sobre poemas e essa foi uma grata surpresa para mim.

Li o livro em E-book no pc mesmo (ainda não possuía E-Reader na época) em pouco mais de 15 minutos! 
Isso mesmo, li tão rápido que nem acreditei. Porém teve razão de ser. O livro possui apenas 128 páginas, com poemas curtinhos e ilustrações (que suponho, sejam do próprio Burton). 
É um volume muito bonito e eu não vejo a hora de ter meu exemplar, entrou pra lista de desejados no ato!

O que chama atenção logo de cara é que apesar de ser um livro infantil é totalmente impróprio para crianças pequenas devido aos temas abordados nos poeminhas: violência, suicídio, sexo, traição, morte, etc. 
Há muito humor negro, ironia e morbidez que talvez não fossem interpretados assim por uma criança (ao menos não crianças comuns *risos*). Esse ponto foi o que mais me fez amar o livro, essa peculiaridade, essa coisa fora dos padrões. 
Os personagens são bem diferentes, são garotos e garotas com características bem distintas das crianças consideradas normais. Temos garotos com cara de bolo, meninas com olhos hipnóticos e rainhas alfineteiras. São personagens NADA convencionais, típicos dos saídos de filmes de terror. 
Os poemas podem até serem chamados de "fofos" (eu achei!) mas tem um quê de macabro. Eis alguns que retirei do Google:



Eu achei o poema que dá nome ao título do livro, o mais "pesado" por assim dizer...porque O Triste fim do pequeno menino ostra é realmente trágico.

Imagem que achei na internet ilustrando alguns personagens que aparecem no livro ♥

Para finalizar, achei alguns curtas no Youtube sobre o Stain Boy (São curtas oficiais do cineasta) personagem que aparece nos poemas. 
E esse vídeo (Esse é não oficial) que foi feito sobre o poema que dá título ao livro O Triste fim do pequeno menino ostra