17 janeiro 2014

Retrospectiva 2013; Livros que ganhei; Top 5; Meta de leitura 2014

No início de 2013 fiz uma lista dos livros que eu queria ler ao longo do ano, colocando-os como meta de leitura, mas já sabendo que não cumpriria porque estava em ano de vestibulares, abri uma loja, passei a fazer trabalhos manuais diariamente e a casa e vida pessoal ficou mais 'cheia', infelizmente, neste caso, as leituras ficaram em segundo plano.

META DE LEITURA:

Esse ano não terá meta, mas tentarei ler pelo menos dez dos livros que não consegui ler no ano passado (os já lidos foram riscados):

O Mal-estar na Cultura - Sigmund Freud
Henry & June - Anaïs Nin
Rum: Diário de Um Jornalista Bêbado - Hunter S. Thompson
Aprendendo a Viver - Sêneca
Walden - H. D. Thoreau
Mulher: A Essência Que o Mundo Precisa - Bruno J. Gimenes Editora Luz da Serra (parceira)
A Jangada de Pedra - José Saramago
Assim Falava Zaratustra - Nietzsche
Dom Casmurro - Machado de Assis
A Grande Arte - Rubem Fonseca
Espere a Primavera, Bandini - John Fante
Lady Barberina & A Outra Volta do Parafuso - Henry James
O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
As Vinhas da Ira - John Steinbeck
O Amante - Marguerite Duras
O Sol Também se Levanta - Ernest Hemingway
O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Eugenia Grandet - Honoré de Balzac
Demian - Hermann Hesse
David Copperfield - Charles Dickens
A Amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence
Entrevista com o Vampiro - Anne Rice
Os Maias - Eça de Queirós
Laranja Mecânica - Anthony Burgess
Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
O Lobo do Mar - Jack London
O Iluminado - Stephen King
Notas do Subsolo - F. Dostoiévski
A Fúria dos Reis - George R. R. Martin (terminar)
Regresso ao Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Peruca, Pizza e Pitadas de Químio - Ivani Rossi Editora Pulp (parceira)
Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe (reler)
Utopia - Thomas More
Alice no País do Espelho - Lewis Carroll
O Psicopata Americano - Bret Easton Ellis
Cinco Semanas em Balão - Júlio Verne
O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel) - J. R. R. Tolkien (reler)
O Perfume - Patrick Süskind
Tuareg - Alberto Vásquez Figueroa
Mulheres - Charles Bukowski (reler)

São, portanto, 28 livros para ler em 2014.


TOP 5:


Não consegui escolher os cinco melhores livros lidos porque os melhores foram mais de dez, esse top 5 é portanto, à respeito dos cinco melhores escritores que li em 2013:



D. H. Lawrence
Foi a melhor surpresa do ano, quiça de toda a vida, uma leitura devorável, paixão à primeira lida. Lawrence escreve de uma maneira tão sincera e profunda que fez desejar ler a obra completa do autor. Até o momento só pude namorá-lo através d'O Amante de Lady Chatterley, mas já estou comprometida à outras de suas obras, algumas delas já estão na estante: A Virgem e o Cigano, A Jovem Perdida e Mulheres Apaixonadas. Sem dúvida haverão resenhas de todos eles aqui. Meu marido sentiria ciúmes se descobrisse meus sentimentos por D. H. Lawrence.

Hermann Hesse
Li dois livros dele no ano passado, Demian e Sidarta, mas já estou à procura d'O Lobo da Estepe. Tornou-se um dos meus escritores preferidos. Em cada frase de Hesse há uma sabedoria admirável, em média seus livros são curtos, mas o teor de suas ideais me fizeram pensar e repensar sobre a minha própria essência, adoro quando o escritor me pega, me doma pela mente e dá alguns apertos de consciência. Hesse fez exatamente isso.

Aldous Huxley
Já conhecia suas obras As Portas da Percepção e O Céu e O Inferno, Ronda Grotesca e Admirável Mundo Novo, mas foi a partir de Regresso ao Admirável Mundo Novo que minha idolatria por Huxley se intensificou. Suas ideias são respeitosamente admiráveis, sua história, vida e mente, todo o seu conhecimento; inspirações. Parafraseando o próprio, Huxley escreveu ideias que em meu íntimo já existiam, mas se eu não tivesse lido-o, jamais saberia disso.

Machado de Assis
Li alguns de seus contos numa compilação, e O Alienista, há muito tempo atrás. Estava numa época entre beats e Bukowski, e a literatura machadiana não me despertou muito interesse. Mas foi no ano passado, a partir de Dom Casmurro, que os meus flertes com Machado de Assis viraram amor verdadeiro. Ler Machado é como conversar com um sábio amigo, inteligente, sagaz; com tiradas geniais, de rica narrativa e sentimentalidade, em tom confidencial. É apaixonante e viciante! Memórias Póstumas de Brás Cubas espera-me na estante.


Jack London
Gostei da escrita de London, de como descreve e avalia o comportamento humano, do seu vasto conhecimento em literaturas e do enredo de O Lobo do Mar. Uma leitura que me prendeu do início ao fim, que me deixou marcas profundas, com frases memoráveis em um espírito de aventura invejável. Aprendi muito com Jack London e pretendo ler outra obra de sua vasta bibliografia, A Aventureira, que me dá piscadelas da prateleira da estante.







LIVROS QUE GANHEI:


Publiquei no ano passado imagens e lista dos livros que ganhei no meu aniversário e dos livros que ganhei de amiga secreta, mas ao longo do ano ganhei outros mais. Há mais de um ano que não compro um livro, com exceção de visitas esporádica aos sebos em que acabo levando um ou outro, então incluirei como meta este ano, ler pelo menos 5 destes que ganhei:

Literatura brasileira:


As obras Nova Reunião - 23 Livros de Poesia (Carlos Drummond de Andrade), Maria Fernanda - Seleção (Cecília Meireles), Melhores Poemas (Paulo Leminski) e Incidente em Antares (Érico Veríssimo) ganhei de um amigo muito especial. Gatos Sortudos (Juliana Bussab e Susan Yamamoto) recebi da amada amiga Bruna, que de tão apaixonada por gatos como eu, escolheu um livro que conta a história de gatinhos resgatados pelas fundadoras do Adote um Gatinho. O Império dos 4 Cantos do Mundo (André Luiz Palhardi) foi presente do querido amigo e parceiro Lucio Gonçalves da Editora Ocelote.
Do adorado cunhado Rodrigo, ganhei Felicidade (Eduardo Giannetti) e As Mentiras que os Homens Contam (Érico Veríssimo), ambos desejo ler o mais breve e resenhá-los aqui. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Gustavo Cerbasi) é um livro de finanças e ganhei de minha mãe.

Literatura estrangeira:


A Marina me presenteou com um dos livros mais desejado do ano, o primeiro livro da Trilogia Millenium Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (Stieg Larsson), obrigada, amiga! Contos Clássicos de Vampiro (Byron, Stoker e outros) foi uma bela pérola dada por um amigo. A Flauta Mágica (adaptado por Dionísio Jacob) ganhei de Natal e A Vagabunda (Colette) foi de aniversário, ambos dados pela querida amiga Tamara, foi uma surpresa enorme receber esses dois livros, desejo ler-os há muitos anos e mal vejo a hora de começar a leitura. A Arte de Amar (Ovídio) também muito desejado ganhei da amicíssima Patricia, e O Casamento (Nicholas Sparks) foi presente de Natal da amada amiga Mara Vanessa.
Agradeço muito à todos pelos valiosos presentes. Meu intento é poder retribuir sempre, da mesma forma.

RETROSPECTIVA 2013:

Surgiram alguns outros livros para ler no ano passado além dos que estavam na lista de metas, uns de editoras parceiras, outros por indicação de amigos, outros que ganhei, enfim, todos os 23 lidos estão na lista à seguir, com links para as resenhas, todas publicadas aqui no Dose:


-Peruca, Pizza e Pitadas de Químio –Ivani Rossi (Pulp)
-Mulher, A Essência que o Mundo Precisa –Bruno J. Gimenes (Luz da Serra)
-O Amante de Lady Chatterley –D. H. Lawrence (Ediouro)
-Espere a Primavera, Bandini – John Fante (José Olympio)
-Entrevista com o Vampiro – Anne Rice (Rocco)
-O Iluminado – Stephen King (Círculo doLivro)
-Aprendendo a Viver – Sêneca (L&PM)
-A Costureira – Kate Alcott (Geração)
-Demian – Hermann Hesse (Record)
-Árvres – Orlando Pedroso (Fantasma)
-Regresso ao Admirável Mundo Novo– Aldous Huxley (Hemus)
-O Pagador de Promessa – Dias Gomes (Bertrand Brasil)
-Dom Casmurro – Machado de Assis (Paulus)
-Bruxos e Bruxas – James Patterson (Novo Conceito)
-Vou Lhe Mostrar o Medo – Nikolaj Frobenius (Geração)
-Sidarta – Hermann Hesse (Civilização Brasileira)
-O Amor Mora ao Lado – Debbie Macomber (Novo Conceito)
-Labirinto de Mil Corações Mudos – Fabio Gimovski (InVerso)
-Vozes do Retrato – Dalton Trevisan (Ática)
-O Lobo do Mar – Jack London (Círculo do Livro)
-Amaríssimo –Clarice Paes (Ocelote)
-Para Querer Bem – Manuel Bandeira(Moderna)
-A Menina que Semeava – Lou Aronica (Novo Conceito)

E ai, quais dos livros citados no post você já leu?