20 março 2014

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra


livro + marcador
A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um livro fantástico, que mistura suspense e tecnologia numa trama de deixar o leitor sem pausar a história até a última página. Trata de um rapaz chamado Clay Jannon, que está desempregado e acaba encontrando um anúncio para atendente numa estreita livraria, enquanto andava procurando emprego pelas ruas. Clay é web designer, mas está tão desesperado para trabalhar que aceita o que vier pela frente. Seu contratador e dono da livraria é um homem misterioso, de hábitos soturnos e possui umas regras a serem cumpridas por seus funcionários. Mesmo com toda a estranheza, Clay aceita o emprego. O que ele não sabia é o que aquele homenzinho escondia de tão fascinante em suas estantes.

Seu turno é a noite, e ele só conhece além do Mr. Penumbra um outro rapaz que trabalha no outro horário. São 8 horas para cada um deles, dividindo assim o dia em três turnos. Penumbra explica o que Clay tem que fazer. Anotar todas as peculiaridades que ele encontrar nos clientes que vem a livraria. Alguns são bem antigos, mas Clay tem que observar e registrar tudo, desde a cor da roupa até a maneira de agir do cliente, e principalmente o livro que a pessoa levar. Com o passar do tempo, Clay desconfia que esses clientes misteriosos fazem parte de alguma seita ou sociedade secreta, e suas suposições são ainda mais acertadas quando ele descobre uns livros estranhos que Penumbra deixou claro que ele não poderia ler, e que não são para qualquer cliente. 

Ao longo da história ele vai fazendo algumas amizades e as pessoas que se envolvem a fim de resolver o mistério que permeia a livraria e seus clientes ilustres vai criando proporções gigantescas. Códigos secretos, livros raros e personagens peculiares fazem de A livraria 24 horas do Mr. penumbra um livro único. Confesso que nunca tinha lido nada do gênero até então. Decerto foi uma leitura muito válida. A capa do livro é linda, ele é dividido em quatro partes, e a cada uma delas terminada, logo eu pulava para a próxima. Foi uma leitura breve, deliciosa e eu recomendo a todos os amantes de livros, bibliotecas, estantes, raridades, e segredos recheados de aventura... 

Confira num dos links abaixo as impressões de Tamara sobre o livro. Ele nos foi dado como cortesia pela Editora Novo Conceito, parceira aqui do Dose.




Posts relacionados: 

O autor é de Detroit, trabalha como coautor numa revista chama Aveia. Trabalhou no Poynter Institute for Media, na Current TV e deu suporte à mídias pelo Twitter. Estudou Economia em Michigan. 


A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Selo: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2013
288 páginas
Aventura, Ficção.