16 abril 2014

O Grande Livro das Coisas Horríveis de Matthew White

O texto de hoje é sobre o livro "O Grande Livro das Coisas Horríveis- A Crônica Definitiva das Cem Piores Atrocidades da História" de Matthew White. A resenha foi escrita pela nossa convidada Jéssica Henriques.




O Grande Livro das Coisas Horríveis, do pesquisador e bibliotecário Matthew White, é um tratado completo e altamente preciso das 100 piores catástrofes humanas no que concerne as guerras. 
Munido de fatos concretos, provenientes de exaustivas pesquisas para o levantamento de dados, o autor nos leva aos números, causas, enredos e consequências póstumas de tais acontecimentos. 

As histórias são terríveis e o sentimento chega ao físico. Você realmente vai se sentir chutado no estômago diante de tanto horror, as barbaridades que as pessoas são capazes de cometer em nome de poder e quase sempre usando o nome de Deus.

Desde a.C até os dias atuais, as disputas territoriais, o embate de culturas, as "limpezas" étnicas são usadas de motivo para matança. Destaco particularmente, por seu curto período e ferocidade, o genocídio ocorrido em Ruanda no ano de 1994, que teve a duração de 100 dias e terminou com 937 mil seres humanos mortos. Fato, aliás, que foi excelentemente reproduzido no cinema com o filme "Hotel Ruanda".



Perguntas como: "- Porque ninguém impediu aquilo?", permeiam nossas cabeças e nos fazem parar diversas vezes a leitura para refletir o porquê de tanta violência.
"Conhecendo o passado, nossos erros e omissões, talvez consigamos nos antecipar e não deixar que tais atrocidades se repitam no futuro."
O livro conta ainda por fim, com toda a bibliografia devida ao final, caso o leitor se interesse em pesquisar mais a fundo as fontes de cada história.
Leitura indicada!