24 junho 2014

Copa de Literatura

Eu estava pra fazer um post como esse desde o inicio da Copa do Mundo 2014, mas como não tive tempo, resolvi falar um pouco das partidas de hoje. 
O intuito é indicar alguns escritores ou obras que assim como alguns países, não conhecemos. Há um site com uma ideia parecida e juro que não foi cópia, porque a minha pesquisa foi até posterior à ideia. Fiquei temerosa de plagiar alguma publicação sem querer. O site Copa de Literatura Brasileira promove (ou promovia) "duelos" entre os principais escritores brasileiros. Porém hoje e aqui no Dose, os duelos são de literatura estrangeira. Falando em duelos, aguardem mais coisas sobre o assunto nos próximos dias! 
Preparem o bloco de anotações para conhecer um pouco do universo literário de alguns países nas partidas deste 24 de junho nos grupos C e D.

Grupo C - 13:00


Joaquim Gutiérrez Mangel (1918 - 2000): Um dos escritores mais importantes da Costa Rica, foi membro da Academia Costarriquense de Letras e ganhador do Prêmio Nacional de Literatura em 1975. Sua obra mais conhecida e mais importante é Cocorí (sem tradução para o português) que conta as descobertas do menino negro Cocorí depois que parte em um navio para ajudar os tripulantes. A obra também trata do dilema racial pelo olhar de uma criança, já que no navio o menino encontra uma garota loira, diferente de todas as pessoas que estava acostumado a ver e conviver. 

William Blake (1757-1827): Poeta e pintor inglês, escreveu e ilustrou mais de vinte livros. Muitos de seus trabalhos foram marcados pelos seus fortes ideais libertários. Em 1790, publicou sua prosa mais conhecida, O casamento do céu e do inferno, em que mostra uma posição religiosa e política revolucionária na época: "a negação da realidade da matéria, da punição eterna e da autoridade". 

Grupo D - 13:00


Luigi Pirandello (1867-1936): Escritor e dramaturgo italiano, além de grandes peças teatrais, escreveu grandes obras da literatura italiana. Um de seus romances mais conhecidos é "Um, nenhum e cem mil" que o nosso colaborador Fábio já resenhou aqui. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1934.

Mario Benedetti (1920-2009): Poeta e escritor de Montevidéu no Uruguai. Escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema. Seu romance A Trégua foi re-publicado no Brasil através da Coleção Folha de Literatura Ibero-Americana

Grupo C - 17:00


Eiji Yoshikawa (1892-1962): Jornalista e escritor japonês. Autor de uma das maiores obras da literatura universal Musashi - romance histórico que retrata a cultura dos samurais e monges no Japão, além do devoto amor da senhorita Otsu por Musashi (confesso que chorei em algumas partes do livro por causa de Otsu!). 

Gabriel García Marquez (1920-2014): Gabo dispensa apresentações, um dos maiores escritores da América Latina. Nascido em Aracataca na Colombia, também ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1982. Seus diversos romances já foram traduzidos e a Eni e Mara Vanessa comentaram sobre Memórias de Minhas Putas Tristes e a Maria Valéria falou sobre Cem Anos de Solidão aqui no blog.

Grupo C - 17:00



Marguerite Abouet: Escritora da Costa do Marfim, mas que vive atualmente na França com seu marido Clément Obrerie que ilustra seu romance de maior sucesso Aya de YopougonA personagem Aya vive e resgata a infância de Marguerite através de crônicas do cotidiano em Costa do Marfim. O romance foi publicado no Brasil pela editora L&PM. Vale a pena conhecer!

Esopo: Quem nunca ouviu falar da fábula A Raposa e as Uvas? Pois é, o escritor da Grécia Antiga foi autor de diversas fábulas que tornaram-se um gênero literário, denominando conjuntos de pequenas histórias de caráter moral e alegórico, protagonizados por animais. 

Bom, encerro por aqui. Dizer "que vença o melhor" é até covardia, mas vamos aguardar os resultados dos jogos (rs). Quem gostou do post, por favor deixe um comentário. Quem sabe eu me animo para fazer outros duelos nas próximas partidas...

Posts relacionados:

Fonte: Wikipedia