01 julho 2014

Copa de Literatura #2: Oitavas de final

Calma! Você não entrou no site errado! Estamos falando de Copa sim, mas é a Copa de Literatura do Dose Literária que expliquei na primeira fase do torneio
Os placares da primeira fase foram: empate entre Costa Rica (Joaquín Gutierrez) e Inglaterra (William Blake), Uruguai (Mario Benedetti) venceu Itália (Luigi Pirandello), Grécia (Esopo) venceu a Costa do Marfim (Marguerite Abouet) e Gabo (Colombia) goleou Eiji Yoshikawa (Japão). Que dó!
Agora começou o mata-mata, perdeu - saiu. E hoje as partidas são inspiradoras! Os escritores são muito conhecidos em todo o mundo! "Guenta coraçãoooo!" como diria o Galvão... 

13:00
Argentina x Suíça


Jorge Luis Borges (1899-1986): Escritor, poeta e tradutor argentino. Borges era fluente em várias línguas. Suas obras também foram traduzidas para diversos países e se destacam por abordar temas como filosofia, metafísica, mitologia e teologia. Em 1961 recebeu o Premio Formentor (prêmio internacional de editores). Seu livro de contos O Livro de Areia foi publicado na Coleção Folha Literatura Ibero-Americana e pretendo falar sobre o livro aqui, já que é minha leitura atual. Aguardem! 

Hermann Hesse (1877-1962): Autodidata, naturalizou-se suíço em 1912 e trabalhou como livreiro e operário. Escreveu diversos romances e em 1946 ganhou o Prêmio Goethe e também o prêmio Nobel de Literatura. As obras que mais se destacam são Sidarta e Demian (que nossa querida Eni escreveu para o Dose Literária) e o mais conhecido romance "O Lobo da Estepe" (que a Anna comentou sobre ele aqui também). Leituras recomendadas!


17:00
Bélgica x Estados Unidos 


Georges Simenon (1903-1989): Escritor belga de mais 192 romances, e o quarto autor de língua francesa (sim, belga de língua francesa!) mais traduzido em todo o mundo! Seguindo a linha de mestres dos romances policiais como Sir Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, seu personagem mais famoso é o Comissário Maigret. A editora L&PM publicou séries de novelas e contos do personagem. 

Scott Fitzgerald (1896-1940): Um dos maiores escritores americanos do século XX. Crítico da sociedade de sua época A Era do Jazz (20's), foi um dos escritores da chamada "geração perdida" junto a Ernest Hemingway. Suas obras de maior sucesso são "O curioso caso de Benjamin Button" e o romance "O Grande Gatsby" (que já comentei por aqui). Ambos com belíssimas adaptações cinematográficas. Leitura recomendada! 

*Espero que tenham gostado! Gostaria de agradecer a todos que se manifestaram e elogiaram o post anterior sobre a Copa (rs). Fiquei feliz de saber que fiz algo útil usando um assunto não tão apreciado por todos. O intuito continua o mesmo: indicações de bons livros e escritores - e que pra gente não existe vencedor, todos são dignos e admirados por leitores do mundo inteiro, não é verdade?

Até a próxima partida!

Post relacionado: