03 setembro 2014

Memoráveis inícios de obras...

Bem, faz um tempo que vi esse post aqui no Dose, e resolvi fazer um também, com meus trechos iniciais de livros preferidos. Selecionei várias que sempre anoto num bloquinho, aquelas quotes que me ganham logo no parágrafo inicial de grandes obras. E queria muito compartilhar as minhas preferidas com vocês. Espero que gostem...



"Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde eu nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lengalenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso. Em primeiro lugar, esse negócio me chateia e, além disso, meus pais teriam um troço se eu contasse qualquer coisa íntima sobre eles. São um bocado sensíveis a esse tipo de coisa, principalmente meu pai. Não é que eles sejam ruins - não é isso que estou dizendo - mas são sensíveis pra burro. E, afinal de contas, não vou contar toda a droga da minha autobiografia nem nada." O apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger.

"Aqui estou, em pé diante da janela deste casarão no sul da França enquanto chega a noite, essa noite que me arrasta ao pior de todos os amanheceres de minha vida." Giovanni - James Baldwin.

"Certo dia, já na minha velhice, um homem se aproximou de mim no saguão de um lugar público. Apresentou-se e disse: "Eu a conheço há muito, muito tempo. Todos dizem que era bela quando era jovem, vim dizer-lhe que para mim é ainda mais bela hoje do que em sua juventude, que eu gostava menos de seu rosto de moça do que desse seu de hoje, devastado." O amante - Marguerite Duras.

"Naquele noite escureceu cedo, o que era normal para aquela época do ano. Fazia frio e ventava bastante, o que também era normal. Começou a chover, o que era particularmente normal. Uma espaçonave aterrissou. O que não era." Até mais, e obrigado pelos peixes! - Douglas Adams. 

"A jovem corria pela floresta escura. Descalça, seus pés tropeçavam nas pedras, escorregavam sobre as lisas folhas caídas. Sua camisola deixava os braços à mostra, o que a tornava mais vulnerável aos galhos e espinhos que cortavam sua pele. Mesmo assim, ela corria, e sua expressão era a de um animal caçado." Arquivo X - A verdade está lá fora - Les Martin.

"Não é impossível que, de vez em quando, o leitor tenha se encontrado numa situação estranha. Ter-se-á metido nela pouco a pouco e da maneira mais natural, mas justamente quando se acha no meio do caminho, de repente se espanta e pergunta a si mesmo como foi que tudo aquilo se deu."
A expedição Kon-Tiki - 8.000 Km numa jangada através do Pacífico - Thor Heyerdahl

"Se você quer mesmo saber, provavelmente você vai querer que eu conte onde foi que nasci, como é que foi a minha infância, que é que os meus pais faziam na vida etc. Mas não é isto o que eu quero contar. O que eu tenho para contar de interessante é sobre o que a gente, o que a minha geração atravessou nos anos de 1964 em diante." Anos rebeldes - Gilberto Braga e Sérgio Marques.

Até a próxima...
Post relacionado: