11 abril 2015

O céu está caindo, de Sidney Sheldon

Roteirista, Sidney Sheldon (1917-2007) escreveu quase duas dezenas de livros cinematográficos. Os enredos são tomados por heroínas que aprendem a enfrentar a si mesmas quando precisam "pular o fogo" dos obstáculos que as perseguem. Esse é o caso da jornalista Dana Evans, protagonista do livro "O céu está caindo" (original The sky is falling, tradução de Alda Porto, editora Record,2000, págs. 350), um romance sobre assassinatos, segredos internacionais e fugas. 

Dana é aclamada e conhecida em todos os EUA por ter sido enviada de guerra na Iugoslávia durante o sangrento Cerco de Sarajevo. As transmissões duras e corajosas da jornalista renderam admiração e reconhecimento. Dos horrores bélicos, Dana soube encontrar uma forma de amor ao adotar Kemal, um garoto órfão que perdeu um dos braços. Além de conviver com os traumas da guerra, Dana precisa encontrar modos de tornar a vida do filho adotivo mais fácil, já que ele é vítima de bullying na escola. Apesar das dificuldades emocionais, tudo vai bem até que uma sequência de assassinatos surpreende o mundo. As vítimas são todas da família Winthrop, milionários envolvidos em várias ações filantrópicas.

Sagaz, Dana usa seu instinto jornalístico para somar, subtrair e multiplicar peças, formando um quebra-cabeças cujo desfecho pode ser catastrófico. "O céu está caindo" traz as tramas movediças que fazem o sucesso de Sidney Sheldon, mas sem a agilidade e detalhamento que gostaríamos. As sequências são desferidas de forma rápida e instintiva, o que balança um pouco a imersão na trama, mas sem deixar muitos buracos. Vale a leitura!