29 agosto 2015

Caixa do Correio #4 - Uma história de amor que nasce entre dor e ódio

A parceria deste blog com a editora Companhia das Letras tem movimentado ainda mais nossas atividades, possibilitando a reflexão e discussão de obras literárias, sejam elas do time dos clássicos ou dos lançamentos. Iniciativas assim, cada vez mais frequentes, são a prova de que a literatura deve transbordar o copo dos saraus, academias e citações localizadas e pontuais, indo tocar a campainha do monitor de muita gente.

No mês de setembro, nossa Caixa do Correio irá trazer A zona de interesse, livro do escritor britânico Martin Amis - traduzido por Donaldson M. Garschagen.

Foto da capa do livro para ilustrar este post: Rafaela Torres

"A Zona de Interesse, em Auschwitz, era o local onde os judeus recém-chegados passavam pela triagem, processo que determinava se seriam destinados aos trabalhos forçados ou às câmaras de gás. Este romance se passa nesse lugar infernal, em agosto de 1942. Cada um dos vários narradores testemunha o inominável a sua maneira. O primeiro é Golo Thomsen, um oficial nazista que está de olho na mulher do comandante. Paul Doll, o segundo, é quem decide o destino de todos os judeus. E Szmul, o terceiro, chefia a equipe de prisioneiros que ajudam os nazistas na logística do genocídio. Neste romance, Martin Amis reafirma seu lugar entre os mais argutos intérpretes de nosso tempo."
Fonte: Blog Companhia das Letras

Em breve, a resenha do livro será divulgada aqui no blog - evento aberto à discussão e debate, sempre.