26 março 2016

The Piano, de Rosemary Border

"The Piano" é a comovente história do pianista Anthony Evans, ex-ajudante de fazendeiro que muda seu destino através da música. Escrito pela advogada e jornalista Rosemary Border, o livro faz parte da coleção Oxford Bookworms Library. Em inglês básico, acompanhamos a rotina do jovem Tony Evans que, aos treze anos, precisou abandonar a escola para arranjar um emprego. Filho da pobreza, Tony morava em uma casa pequena com seus pais e irmãos. Não havia banheiro na residência e a família costumava utilizar uma banheira em frente ao fogo para realizar sua higiene pessoal e lavar roupas. Logo no começo da narrativa, quando acompanhamos a trajetória de crianças que são obrigadas a largar os estudos para arranjar trabalho, somos surpreendidos pelo trecho:

"Tony não se sentia pobre porque todos os seus amigos eram pobres também".

Depois de decidir que não arranjaria um emprego em fábricas ou no comércio, Tony é levado pela mãe a uma fazenda no interior. Lá, ele trabalharia como ajudante de fazendeiro. Depois de um período vivendo a mesma rotina - acordar cedo, lidar com a terra e animais -, Tony descobre um velho piano no depósito do fazendeiro. A partir desse momento, sua vida começa a se transformar.

O livro é repleto de passagens emotivas e nos pega onde mais dói: no coração. Acompanhamos a jornada de Tony, seu esforço e dedicação, lembrando de inúmeros casos reais em que a vontade precisa ser maior que a realidade.