22 julho 2016

Caixa do Correio #20 - Trópicos Utópicos - Eduardo Gianetti

A Caixa de Correio estava recheada! Mais um livro recebido da Parceria com a Cia das Letras - TRÓPICOS UTÓPICOS, de Eduardo Giannetti chegou em versão caprichada - capa dura, fita marcando a página, papel de primeira. Edições como estas são possíveis quando se sabe que o autor é sucesso certo.


Não é difícil intuir que será um bom livro. Giannetti tem conteúdo de sobra para analisar a realidade brasileira e trazer algo novo. É economista, especializado em ciências sociais e administração, foi professor na Universidade de Cambridge, professor na FEA-USP e atualmente está no INSPER (SP). Como autor, é dono dos sucessos "Vícios Privados, benefícios públicos?" e "As partes & o todo", já ganhou dois Prêmio Jabuti e um Prêmio São Paulo de Literatura.

Eduardo é pesquisador, normalmente com atuação distante de partidos políticos. Em 2014, no entanto, foi conselheiro na campanha de Marina Silva. Sem a necessidade de posicionamentos políticos num blog literário, será instigante investigar nesta obra a sua capacidade de abstração. Trópicos Utópicos tenta pairar acima da picuinha de nossos discursos diários sobre economia, altamente contaminado por certezas ideológicas. 


Miriam Leitão o entrevistou recentemente, e perguntou sobre o livro (na ocasião às vésperas de ser lançado). Ele fala da necessidade de superar as divergências de um país dividido, radicalizado e sem diálogo. Não perde um segundo falando sobre a luta pela primazia política. Ao contrário, olha tudo isso de longe, imaginando o que o Brasil deveria ser.


Qual será nosso caminho? Em breve conto para vocês do que trata essa utopia.