05 julho 2016

Moda e Literatura caminham juntas?

Olá leitores!

Será que moda tem a ver com literatura e vice-versa? O blog Dose Literária bateu um papo com a designer de moda Vanessa Borges do blog Unicorn Holic sobre o assunto e aproveitamos para divulgar alguns de seus trabalhos e firmar mais uma parceria ;)

Sobre Vanessa e Unicorn Holic


Vanessa Borges
Vanessa tem 25 anos, formada em design de moda pela Faculdade Católica do Ceará com pós graduação em gestão de negócios pelo Senai. Mudou-se para São Paulo em 2013 e há 6 meses fundou a marca Unicorn Holic que comercializa sapatos feitos sob encomenda.

A designer é amante de literatura, música, seriados e moda japonesa com destaque para o estilo Lolita e Gyaru.

Suas clientes são geralmente as meninas que seguem o estilo lolita e cosplayers, mas quem quiser sapatos para um estilo mais casual também pode ser encomendado. 

Ela vai expor suas peças no Anime Friends nos dias 9, 10, 16 e 17 de julho em São Paulo.


Livros e Moda

Dose Literária: Por que você quis estudar moda e por que escolheu criar e confeccionar calçados?

Vanessa: Me interessei pela moda japonesa aos 15 anos, e a partir de então, senti uma grande vontade de criar peças e ter uma marca voltada para o estilo Lolita. Desde então, sempre permeei pela confecção de roupas e acessórios, até notar o quão difícil era encontrar sapatos com numerações grandes no Japão. Daí surgiu a necessidade de confeccionar sapatos, primeiramente para a minha pessoa, e com o aumento de interesse, para o público.

Sapatos confeccionados por Unicorn Holic
DL: Quais gêneros literários você costuma ler, qual é seu livro favorito e por quê?

Vanessa: Leio bastante romances e suspenses. Geralmente são estes dois gêneros que chamam minha atenção. Meu livro favorito é sem dúvida Orgulho e Preconceito, gosto do modo como Jane Austen mostra que muitas vezes estamos equivocados por ter apenas uma visão limitada das situações e de como ela interpreta e caçoa dos costumes da época.

Filme baseado na obra Orgulho e Preconceito de Jane Austen.

DL: Moda e literatura caminham juntas? Como a literatura influencia no processo de criação dos seus calçados?

Vanessa: Sim, com certeza. A moda vive e se reinventa através de características vistas em pessoas e traduzidas em peças de roupas e acessórios. O mesmo acontece com a literatura, que transforma estas características em enredos. A literatura influencia a criação dos meus calçados através de personagens. Muitas vezes ao ler um livro, imagino um sapato que represente personagem "x", e assim consigo criar novas coleções. Além de frases ou até mesmo paisagens que são descritas, que também servem como uma inspiração.

Inspiração na obra de Alice no País das Maravilhas - no instagram Unicorn Holic
DL: Você trabalha com o estilo Lolita, muitas pessoas associam esse estilo ao livro Lolita de Vladimir Nabokov. Há alguma influência?

Vanessa: É comum haver confusão quanto a relação, porém o estilo de moda Lolita não tem nenhuma relação com o livro de Nabokov, pelo contrário, ele seria o oposto da descrição da personagem principal. O estilo Lolita tem como influência o Rococó, época Vitoriana e a Década de 50, com vestidos que tenham comprimentos próximos aos joelhos e peças sem decotes, já que os trajes recatados são uma premissa para o estilo. O mesmo se adequa ao comportamento, onde muitas vezes ao vestir peças referentes à Lolita, o comportamento se torna recatado e mais elegante.


DL: Qual personagem literário te inspiraria a criar um estilo ou tendência de moda?

Vanessa: Em verdade, vários personagens me inspiram. A moreninha (de Joaquim Manoel de Macedo), Capitu (Dom Casmurro), Clary Frey, Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito) entre outras são algumas das minhas inspirações para criação.

Agradecemos a participação da Vanessa aqui no blog Dose Literária e esperamos que os leitores tenham gostado. Quem quiser conhecer mais o trabalho da moça é só acessar: 


Posts relacionados: