03 novembro 2016

Caixa de Correio #28 - Santa Cruz das Covas e Outros Contos, de Agnes Alburitel

Memórias que viram histórias e histórias que resgatam memórias. Essa é a observação que me capturou ao folhear "Santa Cruz das Covas e Outros Contos", primeira obra de Agnes Alburitel. Nascida em Franca em 1942, Agnes trouxe para o presente as reminiscências de sua vida em uma cidade interiorana, onde os costumes tradicionais, a vida pacata e a religiosidade davam à tônica dos dias.

A coletânea, lançada em 2014 pela Pontes Editores, apresenta ao leitor os costumes do interior de São Paulo ao longo da estrada de ferro Mogiana (vários ramais foram desativados gradativamente com o passar do tempo), alcançando também Minas Gerais. 

A solidão acompanhava a força e a simplicidade de homens e mulheres que, durante muito tempo, viveram enraizados em seus costumes. Agnes trouxe essa e outras vivências através dos olhos da personagem Nina. Logo no prefácio do livro, a autora fala um pouco de suas memórias e faz, de forma breve, uma síntese histórica.

Em parceria com a Pontes Editores, o Dose Literária vai registrar suas impressões sobre o livro. Boas expectativas, hein, pessoal?