13 novembro 2016

Caixa do Correio #29 - Uma história natural da curiosidade

Lançamento de Agosto - Cia das Letras



Recebemos em parceria com a Companhia das Letras, o lançamento de agosto que acabou chegando um pouquinho atrasado, e por isso só agora está na nossa caixinha de recebidos: Uma história natural da curiosidade de Alberto Manguel.

O livro mapeia os textos e os autores que inspiraram Alberto ao longo de sua vida como leitor. Mas Manguel não é um leitor qualquer, ele simplesmente vivia rodeado por 30 mil livros (!) em sua casa no interior da França e atualmente dirige a Biblioteca Nacional da Argentina, mesmo cargo ocupado por Jorge Luis Borges


No post Como indicar livros para pessoas que não têm o hábito da leitura? eu comentei que escolhia as minhas leituras de acordo com minha curiosidade. É a curiosidade que nos move (sempre achei isso!)  e estou tão CURIOSA que já comecei a leitura deste livro!

A curiosidade tem sido vista ao longo dos séculos como o impulso que leva adiante o conhecimento. Ao mesmo tempo, muitas tradições a julgam como a tentação que leva a territórios perigosos e desconhecidos. 
Por que o mal existe? O que é a beleza? O que é a verdade? O que define nossa identidade? Manguel seleciona uma galeria de curiosos notáveis, como Tomás de Aquino, David Hume, Lewis Carroll, Sócrates e, sobretudo, Dante, para nos guiar em meio a essas questões.

Você é curioso(a)?



Enquanto você espera pela resenha, dá uma olhadinha nessas curiosidades ;)