12 março 2017

Dia do Bibliotecário

Fotografia de três das bibliotecárias da biblioteca Nevins Memorial Library nos EUA : Miss Alice Chase, Miss Crosby e Miss Tooday Dorsey. Os livros e os artefatos da coleção histórica de Nevins (faisão, vaso, tabela e cadeira de Richsonian) são visíveis.

12 de Março - Dia do Bibliotecário
🗃



Conhecemos bibliotecários como aquelas pessoas que trabalham na biblioteca pública, da escola ou da universidade, mas não é só isso, o profissional de biblioteconomia lida com a administração e análise de informações e arquivos, além dos livros, é claro. O site Bibliotecários Sem Fronteiras explica o dia-a-dia dos profissionais e os desafios da profissão. 

"Nem todo mundo que trabalha em uma biblioteca é um bibliotecário. Os bibliotecários devem ter um diploma em biblioteconomia. Bibliotecários de referência e bibliotecários infantis trabalham diretamente com o público. O mesmo vale para os bibliotecários que trabalham em bibliotecas volantes/circulantes."

Em homenagem a todos os bibliotecários, fiz um bate-bola rapidinho com minha amiga Elisângela Ribeiro graduanda em biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção em São Paulo. 

Eli Ribeiro - graduanda em Biblioteconomia - UNIFAI


1- O que faz um bibliotecário?

O bibliotecário é o profissional responsável pelo planejamento, formação da coleção, organização, gerenciamento de unidades de informação reais e virtuais, de modo a atender as demandas reais e potenciais de informação da sociedade.


2- Por que optou pela profissão? 


Primeiramente eu fiz o curso técnico em biblioteconomia, e foi amor a primeira vista pela profissão.


3- O que um bibliotecário mais ouve em sua carreira?


Biblioquê?


4- Dentre os assuntos e matérias abordadas durante a faculdade quais o que você mais gostou e por quê?


História do Livro, que conta toda trajetória dos primeiros registros até a prensa móvel de Gutemberg, uma revolução para humanidade.


5- Qual é seu gosto literário e o que está lendo atualmente?


Eu gosto de tudo um pouco. O último livro que li foi “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” de Marçal Aquino.


6- "Casa de ferreiro o espeto é de pau"? Costuma manter sua estante e arquivos organizados de acordo com seu conhecimento em biblioteconomia?