20 outubro 2017

The Three Musketeers, de Alexandre Dumas

Texto escrito pela colaboradora Rafaela Torres


Sou fã das histórias de Alexandre Dumas. Elas são cercadas de aventuras, tramas, força e coragem. Meu livro preferido é "Os Três Mosqueteiros". Hoje, vou falar da versão pocket book lançada pela editora Macmillan Readers.

The Three Musketeers narra as aventuras de D`Artagnan, Porthos, Aramis e Athos, homens de confiança do rei. A história se passa na França, nos reinados de Luís XIII e Luís XIV. Nessa versão, os mosqueteiros são solicitados para ajudar a rainha Anne em uma missão: recuperar uma joia que o rei deu à ela, mas que está nas mãos do Duque de Buckingham. Caso o colar não seja encontrado com a rainha, uma grave crise pessoal e diplomática pode acontecer.

Os obstáculos seriam menores se o cardial Richelieu não estive tramando por trás para prejudicar o casamento do rei e assumir, diante de uma crise política, o trono da França. É isso que D`Artagnan e seus amigos tentam impedir.

A história, que assume uma conotação mais rápida e acessível, está escrita em inglês e é uma ótima oportunidade para quem deseja praticar mais o idioma. O penúltimo capítulo, onde a verdade sobre a persnonagem conhecida como Milady vem à tona, é muito empolgante.

Alexandre Dumas nasceu em 1802 e faleceu em 1870. Ele tem uma bibliografia vasta, com títulos como O Conde de Monte Cristo, Os Irmãos Corsos e O Colar da Rainha. É considerado um dos grandes nomes da literatura francesa.